A origem dos nomes dos bairros de Jaraguá do Sul: Amizade

DCIM100MEDIADJI_0153.JPG

Por: Elissandro Sutil

16/01/2018 - 10:01

Seria o Amizade um bairro formado por grupos de pessoas muito amigas em Jaraguá do Sul? Quem ouve o nome pela primeira vez talvez tenha pensado em um significado parecido com esse. Mas por que o bairro Amizade ganhou este nome? Não é pelo companheirismo, não, é pela tradição!

Pra quem estava com saudade, está no ar mais um artigo especial da série “Origem dos nomes dos bairros de Jaraguá”!

Localizado entre o Czerniewicz, Chico de Paulo, Água Verde, Rau, Três Rios do Sul e Três Rios do Norte, o bairro Amizade é banhado pelo Rio Itapocu. Tornou-se importante não só pela sua história, mas estrutura também. É lá que ficam as famosas igrejas Católica São Cristóvão e Evangélica luterana Apóstolo Tiago, que tem a forma de uma barca. E também a Sociedade Recreativa e Desportiva Amizade.

Inaugurada em 2013, a Paróquia Luterana Apóstolo Tiago demorou 7 anos para ser construída. (Foto: Renan Reitz/Por Acaso)

Mas por que mesmo que ele tem esse nome? Justamente pela existência da Sociedade Amizade. Fundado em janeiro de 1954, o local representa muito para os moradores, pois desde aquela época é símbolo de encontro das famílias de imigrantes alemães, que ainda mantém as tradições.

Como não havia outro nome para aquela localidade, os moradores costumavam dizer “lá perto do salão amizade” e o nome foi se concretizando. Quando começou a integrar o perímetro urbano, a denominação passou a ser oficial.

Foto: Renan Reitz/Por Acaso

A Sociedade Amizade participa da Schützenfest desde a primeira edição da festa, em 1989. E desde a fundação é realizada a Festa de Rei e as de Rainha iniciaram em outubro de 1968. Os participantes marcham até o encontro do rei e rainha e os levam para a sede da Sociedade, onde acontecem as competições de tiro ao longo do ano. Assim são eleitas as novas majestades.

Foto: Divulgação

Colonizada por alemães

Na época de colonização, as terras do bairro Amizade pertenciam à Princesa D. Francisca (irmã de D. Pedro II), recebidas como dote de seu casamento com o Príncipe de Joinville da França. Na metade do século XIX, essas terras foram vendidas e colonizadas pela Companhia Colonizadora Hamburguesa.

Membros do Sociedade Amizade em desfile festivo. Estima-se que essa foto foi clicada por volta da década de 1960. (Foto: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul)

O inicio da colonização se deu a partir de 1890, quando os primeiros alemães ali se estabeleceram.

De acordo com um estudo realizado em 2014 pelo Instituto Jourdan de Planejamento, a população atual do bairro deve chegar a quase 5 mil pessoas.

Quem foi Roberto Ziemann?
A principal rua que corta o bairro Amizade hoje se chama Roberto Ziemman. Esta importantíssima rua foi também a primeira estrada principal do bairro, e era chamada de Itapocu-hansa. Ela ligava o Centro da cidade ao Três Rios do Norte.

Clique na imagem para acessar o Google Maps

Mas quem foi esse tal de Roberto, que deu o nome à rua? Nessa localidade, havia um zelador (funcionário público), chamado Roberto Ziemann, muito influente e conhecido pelos moradores dali. Mais tarde, depois de sua morte, a estrada foi batizada com o nome dele como forma de homenagem.

Recado aos apaixonados por história de plantão: quem tiver mais informações, curiosidades e fotos antigas do bairro, pode mandar pra gente, assim poderemos enriquecer ainda mais esse artigo! O e-mail é editoria2@poracaso.com. Estamos abertos a sugestões de pautas também, hein? 😉

Informações e imagens antigas disponibilizadas pelo Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel. Fica nossa gratidão aqui, mais uma vez, pela parceria.

Foto de capa: Renan Reitz/Por Acaso

Leia também: