A história por trás da Rua da Abolição em Jaraguá do Sul

Foto Eduardo Montecino

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/03/2021 - 13:03 - Atualizada em: 10/04/2024 - 09:30

Quem conhece bem a região do bairro Rau já deve ter ouvido falar ou passado pela rua da Abolição. Uma via residencial tranquila, que tem como ponto de referência o Centro Comunitário da Vila Rau, lateral da rua Prefeito José Bauer, uma das principais do bairro.

E na saga de buscar os significados dos nomes das ruas de Jaraguá do Sul, alguns leitores nos perguntaram por que ela tem esse nome. E nós fomos atrás!

Quem respondeu a essa pergunta foi a historiadora Silvia Kitta, que também é coordenadora do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul.

Segundo os documentos antigos do município, o nome da rua surgiu após um projeto de lei de 1988, que faz referência ao aniversário de 100 anos da Lei Áurea, a lei que extinguiu o trabalho escravo no Brasil.

Sendo esse um momento marcante na história do país, o prefeito da época, Durval Vasel, e os vereadores de Jaraguá do Sul montaram um projeto de reconhecimento desse momento.

Veja o que diz um dos trechos do documento que define a lei:

“Decorridos 100 anos da libertação dos irmãos negros, cumpre-nos o dever de manifestar o nosso profundo reconhecimento a eles, não pela libertação em si, mas sim, pelo que fizeram para que o nosso país desse os primeiros passos em direção ao desenvolvimento. A participação do escravo na produção das riquezas da época foi fundamental, pois a potencialidade produtiva brasileira, sem o braço negro, jamais poderia ser explorada, daí o mérito de quem pretendemos homenagear”.

Além da Rua da Abolição, a lei municipal assinada pelo prefeito Vasel foram nomeadas outras ruas, em homenagem à data, como: Quilombo dos Palmares, José do Patrocínio, Castro Alves, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e João de Cruz e Souza.

A Lei Municipal 1.207/88 foi assinada no dia 6 de julho de 1988. Já a Lei Áurea, foi assinada no dia 13 de maio de 1888.