9 programas para o fim de semana em Joinville

fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

22/02/2019 - 13:02 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

Quem fim de semana! Especialmente para o público infantil (e adulto também, oras) e os amantes das artes visuais. No primeiro caso, três espetáculos com enfoque infanto-juvenil se espremem na programação, dois deses com fartas doses de musicalidade, como o já tradicional “No Dorso do Rinoceronte” (foto no alto). No segundo, chega à Joinville uma série de litografias do grande Juan Miró, artista espanhol que foi um dos expoentes do surrealismo. Teatro, literatura, música e moda completam a agenda.

1 – Rádio Joinville Web
Há dois meses no ar, a nova web radio joinvilense faz seu lançamento oficial com festa na Cervejaria Zeit. As atrações incluem as discotecagens em vinil dos DJs Marcelo Porto e Márcio Silva, show acústico da banda Rádio Discada, jam session, Arquitetos da Pizza e, claro, cerveja artesanal, entre outras surpresas.
Quando: sexta (22), a partir das 19h, na Cervejaria Zeit (av. Edgar Nelson Meister, 282, Distrito Industrial).

2 – Seu Cuca
Joinville recebe nesta sexta a banda carioca Seu Cuca, com quase 20 anos de carreira fazendo uma mistura de pop, reggae e rock. Nesse tempo, emplacou alguns hits nas rádios e até novelas, como “Já que você não me quer mais”, “Indecisão”, “Impossível”, “O seu Lugar”, e a versão de “Perdidas na Selva”, da Gang 90. Singles recém-lançados, como “Segunda Chance”, também estarão no repertório.
Quando: sexta (22), a partir das 21h, no Bovary Snooker Pub.

3 – Exposições
O Instituto Juarez Machado inaugura duas exposições neste sábado. A principal é “Litografias – Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró”, com 20 obras do artista espanhol Juan Miró, um dos maiores nomes do movimento surrealista. Já Fabio Pantoni, artista visual de Joinville, abre “A Filha do Imperador”, com 18 obras inspiradas na princesa Dona Francisca. As duas mostram ficam até 5 de maio.
Quando: sábado (23), às 10h, no Instituto Internacional Juarez Machado.

4 – Leia Mulheres
O primeiro encontro de 2019 do clube de leitura discutirá o clássico brasileiro “As Meninas” (1973), de Lygia Fagundes Telles, uma das maiores escritoras do país ainda viva, atualmente com 95 anos. Na obra, Telles entrelaça de modo sutil e complexo as trajetórias de três meninas, em um pensionato, no auge da ditadura militar, às voltas com o sexo, as drogas e a repressão política.
Quando: sábado (23), às 15h, no Hemerocallis Café (Agrícola da Ilha, rua Tem. Antônio João, 4.257).

5 – Verão Teatral
Espetáculo de sombras tradicionalíssimo em Joinville, “O Carteiro” reestreia com outra roupagem, consequência da nova direção de cena, a cargo de Guilherme Peixoto, da Cia. Mútua, de Itajaí. Inspirado no livro “O Carteiro Chegou”, de Allan Ahlberg, a Essaé Cia. revela o cotidiano de um carteiro que entrega cartas no mundo encantado dos clássicos literários infantis. Alegre e bonachão, ele percorre com sua bicicleta vales e florestas, se deparando com príncipes e princesas, ursinhos e até uma bruxa.
Quando: sábado (23) e domingo (24), às 18h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

6 – Teatro
“Um Rio de Memória e Gente” é um dos quatro solos propostos pelos atores do grupo Dionisos Teatro. Aqui, Vinícius Ferreira parte das memórias de sua família, do interior de Santa Catarina, e lança um olhar poético para a ancestralidade, explorando a musicalidade e a poesia da arte que se faz na fala do povo, no canto que passa de boca em boca através de gerações.
Quando: sábado (23), às 20h, no Sesc.

7 – O Rei Leão
“O Rei Leão – o Musical” leva para os palcos o clássico desenho da Disney, interpretado por 20 atores, além de projeções em 3D que ampliam a imersão no reino de Simba e Mufasa.
Quando: domingo (24), às 16h, no Teatro Juarez Machado.

8 – DJ Hudson Passos
O Instituto Internacional Juarez Machado vira palco para o lançamento da compilação “Art & House Music”, do DJ e produtor Hudson Passos. As 12 faixas, que variam entre o house e deep House, foram produzidas e mixadas por ele. Já a capa digital da coletânea leva a assinatura de Juarez Machado. Além da performance do DJ, o lançamento contará com um coquetel e um desfile de moda praia masculina e feminina da marca Pepino Califórnia. As marcas For Dress And Love, Claire Juliani, King & Joe também farão uma prévia de suas coleções no desfile.
Quando: domingo (24), às 15h, no Instituto Internacional Juarez Machado.

9 – No Dorso do Rinoceronte
De Florianópolis vem o trio formado por Emilio Pagotto, Luis Canela e Silvio Mansani para apresentar as músicas do disco “No Dorso do Rinoceronte – Música Inteligente para Crianças Independentes” (2008). Idealizado por Pagotto e Mansani, o projeto canta temas do universo infantil em ritmos como marchinha, samba e jazz, criando uma atmosfera lúdica, sem deixar de lidar com temas mais delicados, como a tristeza. Histórias como a do aniversário do urubu e o parque de diversões, narradas nas letras, prometem agradar pais e filhos.
Quando: domingo (24), às 16h, no Sesc.