Chega o verão e automaticamente aumenta o consumo de água. Banhos mais frequentes e a piscina, por exemplo, podem ser verdadeiros vilões na fatura de água. A boa notícia é que todas essas tarefas podem ser feitas de forma consciente e utilizando pouca água e gerando uma economia na fatura. Veja como:

1. Banhos mais curtos

Cinco minutos a menos no banho geram uma economia de 25 litros de água por chuveirada. Em uma casa com quatro pessoas, por exemplo, a economia diária será de no mínimo, 100 litros de água.

2. Colete água da chuva

Água da chuva não é própria para consumo, mas pode ser utilizada para a limpeza do quintal, regar as plantas, ou até mesmo para lavar o carro. Para a coleta podem ser utilizados baldes, mas cuidado para não deixar a água parada por muito tempo, para evitar a proliferação de mosquitos.

3. Reaproveite a água da cozinha

Por exemplo, ao cozinhar macarrão para uma pessoa, você não precisa de uma panela cheia de água, e isso vale

para vários pratos, como cozinhar legumes. Aliás, essa água pode ser reaproveitada para sopas, ou ainda, para regar as plantas depois de fria.

4. Que tal usar gelo derretido?

A limpeza de geladeiras e freezers faz parte da agenda de muitas donas de casa nesse fim de ano. As placas de gelo acumuladas podem ser aproveitadas no jardim, por exemplo. É só esperar derreter.

5. Economize na máquina de lavar

Para lavar cinco quilos de roupa uma máquina gasta em média 145 litros de água por ciclo? Essa água pode ser reaproveitada para lavar o quintal, calçadas ou ainda os banheiros.

6. Cuide bem da sua piscina

Há quem pense que cuidar menos da piscina evita o desperdício da água, mas na prática, não é bem assim. Além de atrair os insetos, uma piscina de tamanho médio com a água parada por um mês de calor, perde quase quatro mil litros de água por evaporação. Deixando a piscina coberta quando não for utilizada, essa perda pode ser reduzida em até 90%,

7. Feche bem a torneira

Uma torneira pingando dia e noite pode até passar despercebida, mas de gota em gota, o desperdício é grande. Em um ano por exemplo, são 16 mil litros de água.

8. Troque a mangueira por baldes

Vai lavar o carro ou a calçada? Substitua a mangueira por um balde. A economia de água pode chegar a 500 litros.

9. Reaproveite a água do ar condicionado

A maioria dos aparelhos de ar condicionado “pingam” devido a condensação gerada em funcionamento. Essa água pode ser reaproveitada em banheiros, jardins, calçadas, entre outros.