Às vésperas da eleição do próximo domingo, o ritmo de eventos culturais e de entretenimento dá uma freada em Joinville, ao menos nesta semana. Mesmo assim, pipocam atrações aqui e ali, incluindo para o público infantil, que já vê despontando na horizonte o Dia das Crianças. Para elas, duas programações se apresentam no final da semana, sendo que uma delas é o espetáculo "Cantando com a Fada Sol" (foto no alto). Independentemente da sua idade ou do seu voto, alimente a alma com as ofertas do agendão Orelhada.

 

1 - Cineclube Premium
No século 19, o jovem Jay Cavendish (Kodi Smit-McPhee) cruza os Estados Unidos em busca de sua amada, que fugiu para terras distantes após ser acusada de cometer um crime. Nesta imprevisível jornada, ele conta com a companhia de Silas Selleck (Michael Fassbender), um misterioso caubói. O western britânico-neozelandês “Slow West” (2015), do diretor John MacLean, é a atração desta semana do Cineclube Premium.
Quando: quarta (3), às 20h, na 33 Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

2 - Arte e psicanálise
O Sesc de Joinville realiza, em parceria com o grupo Das Unbewusste – Estudos em Psicanálise, o projeto Arte, Cultura e Psicanálise, um espaço que elegerá diversas linguagens artistas como ponto de partida para reflexões psicanalíticas. A ação vai acontecer nos dias 4 de outubro, 1º de novembro e 6 de dezembro, destacando em cada encontro uma linguagem artística e suas possíveis relações com a psicanálise, a ser mediado por um psicanalista do grupo. Para a estreia, o psicanalista André Luis Cabral conduz a leitura de "O Estrangeiro", de Albert Camus.
Quando: quinta (4), às 19h, no Sesc de Joinville.

3 - Documentário
Você sabe o que é um sambaqui? Qual a função do museu? A equipe de "Sambaqui: Sociedade Redescoberta" volta a exibir o documentário joinvilense e aproveita para conversar com o público sobre o processo criativo do filme e os temas que ele aborda.
Quando: quinta (4), às 19h30, no Museu de Sambaqui de Joinville.

&t=24s

4 - “O Circo Chegou”
A artista plástica e professora de artes Denise Schlickmann abre nesta semana a exposição “O Circo Chegou”, cujas telas exploram justamente o universo circense, visto pela sensibilidade da artista.
Quando: quinta (4), às 20h, até 31 de outubro, no Espaço Garten do Garten Shopping.


5 - Bomfim
Um ano depois da estreia, o trio joinvilense de dreampop Bomfim volta à Casa 97 para lançar “Arrepio”, primeiro single e aceno para a chegada do Ep de estreia da banda. O clipe que o acompanha sairá com exclusividade aqui no Orelhada. A noite reserva ainda o música Vinícius Ferrreira e o DJ Sergio Paralelo.
Quando: quinta (4), às 20h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).



6 - Quinta Independente
Em mais uma edição da trincheira autoral joinvilense, uma das atrações vem de Jaraguá: o trio instrumental Inverted Colours. Com ele estarão as bandas locais Fugoz, Aloudream e Flamas, moldando assim uma noite considerável de variações roqueiras, do metalcore ao rock alternativo.
Quando: quinta (4), às 21h, no Porão da Liga Pub.


7 - Mostra na Aaplaj
Vinte e três artistas que integram a Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj) inauguram nesta semana a exposição "Linhas". Em seus respectivos trabalhos em pintura, fotografia, cerâmica, desenhos e instalações, os associados interpretam a linha.
Quando: sexta (5), às 19h30, no galpão da Aaplaj (Cidadela Cultural).


8 - Música brasileira

A segunda edição do projeto Raízes Através do Choro, viabilizado por meio do Simdec, começa nesta semana, com o quarteto Mistura Brasileira realizando seis apresentações gratuitas em Joinville. O objetivo é a difundir a cultura musical brasileira, se valendo do primeiro gênero autenticamente brasileiro, o choro, e mostrar também o desenvolvimento da música do Brasil ao longo dos tempos. Para isso, mostrará um repertório que passeia por composições de “chorões históricos" como Joaquim Antônio da Silva Callado, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, entre outros.
Quando: sexta (5), às 20h, no Espaço Cultural Casa Iririú, e sábado (6), às 13h30, no Museu Casa Fritz Alt.

Mauro Artur Schlieck, divulgação


9 - Fritz Alt

O jardim do Museu Casa Fritz Alt sedia no sábado o evento “Fritz Alt Vive: na literatura”, quando daverá troca de livros, contação de histórias, declamação de texto, performance, bate-papo e música com a Banda Mistura Brasileira. Autores joinvilenses estarão presentes para apresentar suas obras. O evento é resultado de uma parceria entre o museu, a Confraria do Escritor, a Rede Sesc e o Proler Univille. O piquenique no gramado estará liberado.
Quando: sábado (6), das 10h às 16h, no Museu Casa Fritz Alt.

 

10 - Festa brasileira
La Compostera é uma nova banda de Joinville, que na verdade existe há dois anos, mas só agora consolidou a formação: Nayara Piloni (voz), Bárbara Saturnino (contrabaixo), David Reis (guitarra), Lucas Machado (bateria) e Vinícius Ferreira (violão, teclado e voz). A festa com ensaio aberto deste sábado servirá para mostrar o passeio do grupo pelos ritmos brasileiros e reunir verba para gravar o primeiro single.
Quando: sábado (6), às 15h, na rua Marcolino Serapião de Oliveira, 138, Boa Vista.

 11 - “Cantando com a Fada Sol”
Lucia e Maneco querem dar um presente de aniversário diferente para a mamãe, mas estão sem criatividade. Pedem ajuda ao cão Gaspar, o cachorro e a gatinha Florípedes, mas eles também não sabem o que dar. Eis que surge uma fada - ou seria  a boneca de Lucia que virou uma fada? Nos 35 minutos do espetáculo, a Cia. Studio em Cena executa ao vivo 13 clássicos de cantigas infantis e brincadeiras cantadas, enfatizando a musicalização e seus recursos na educação infantil.
Quando: sábado (6), às 16h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

&t=22s

 

12 - “O Fantástico Mundo Disney”
O espetáculo é uma produção musical com canções originais de vários personagens da Disney, apresentada por Mickey e Minnie. Personagens como Tinker Bell, as princesas de “Frozen”, Moana, Lady Bug, a sereia Ariel, Cinderela, Bela e a Fera, Branca de Neve, Aladin, Masha e o Urso, os Minions e a Patrulha Canina vão desfilar pelo palco. Um espaço temático será oferecido ao público antes do show.
Quando: sábado (6), às 15h30 e 18h, no Centro de Eventos da Expoville.

13 - Jardim Criativo
Na terceira edição do evento nos jardins do MAJ, mas de 30 expositores vão comercializar um sem-número de produtos, de discos de vinil a bolsas, de brinquedos artesanais a joias em madeira, de artigos pet a plantas, de utensílios decorativos a roupas e acessórios, além de alimentação. A parte cultural fica com o DJ Marcelo Rizzatti, Felícia e Sambanda, dança com Mauren Bartz, oficina de teatro com o IMPAR e palhaço.
Quando: domingo (7), das 10h às 18h, no Museu de Arte de Joinville (MAJ).