* "Looping: Bahia Overdub" – a apresentação do espetáculo em Joinville foi adiada duas vezes por causa da greve dos caminhoneiros. Para não fazê-lo novamente, o grupo baiano preparou uma adaptação do trabalho, que mistura dança, teatro e música (ao vivo). Terça (29), às 20h, no Sesc.

* Diálogos Urgentes – nesta edição, o projeto exibe o documentário "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero", seguido de um debate com convidados sobre a questão abordada pelo filme, que afeta a todos. Quarta (30), 19h, no Sesc.

* Não Alimente os Animais – a banda de Caxias do Sul (RS), formada em 2014 e com uma sonoridade que passeia pelo blues e pelo rock progressivo, passa por Joinville com sua turnê-relâmpago. Na bagagem, as músicas do disco lançado dois anos atrás. Quarta (30), 22h, no Delinquent’s Bar.

* Cortina Lírica (foto no alto)- a Harmonia-Lyra completa 160 anos na quinta, dia 31, e celebra a data abrindo oficialmente o 2º Festival de Ópera de Joinville. O concerto inclui árias famosas interpretadas por quatro renomados solistas, além do pianista Matheus Alborghetti. Quinta (31), 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra.

* Cineclube Premium - o drama iraniano "O Apartamento", indicado ao Oscar de filme estrangeiro, mostra um casal de atores que se muda para um novo apartamento. Lá, a mulher é atacada no banheiro e para no hospital. Após isso, os dois precisam decidir se querem ou não saber quem foi o responsável. Quarta (30), às 20h, na Galeria 33.

* Autonom(a) – Festival sob medida para quem anda atrás de novos e bons nomes da cena alternativa, é capitaneado pelo duo carioca Gorduratrans, de pegada noise/psicodélica. Ainda participam a banda joinvilense Bonfim e os blumenauenses da Adorável Clichê. Quinta (31), 21h, no Porão da Liga.

* Liberdade Criativa – o designer de moda Fernando Bahr e a artista visual Thaiz Zafalon (acima) fazem, em conjunto, suas primeiras exposições.Além de instalações, eles apresentam quadros nos quais retratam seus respectivos universos e experiências. Sexta (1º), 10h, no Garten Shopping.

* Circo dos Sonhos - Senhoras e senhores, preparem-se para uma grande viagem ao divertido universo de magia e fantasia do Circo dos Sonhos. O espetáculo "O Sonho Vai Começar" oferece ilusionismo, música, teatro, dança e circo. Sexta (1º), sessões de terça a domingo, na avenida Beira-Rio.

* Ramones Day – Curitiba já homenageia os pais do punk rock com uma data especial desde 2009, e agora é Joinville que entra na rota dessa celebração tocada pela banda paranaense Magaivers e convidados. Food trucks e cervejas artesanais também entram na conta. Sábado (2), meio-dia, River Falls Brewing.

* Domingos Musicais - Em meio ao festival de ópera que começa na quinta-feira, o projeto voltado à música erudita recebe o barítono Douglas Hahn e o pianista Matheus Alborghetti com um repertório especial para o evento. Domingo (3), 10h30, na Sociedade Cultural Alemã.