Florianópolis volta a celebrar os sabores artesanais brasileiros com a chegada da 8ª edição da Feira do Queijo. Entre os dias 17 e 19 de outubro, o hall de entrada do Multi Open Shopping, no bairro Rio Tavares, recebe 18 marcas artesanais certificadas vindas de quatro estados: Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Com entrada gratuita e curadoria de Tiago Pascoal, da plataforma Aoqueijo, a feira se consolida como um dos principais encontros da cultura queijeira no Sul do país, promovendo tradição, inovação e conexão direta entre produtores e consumidores.
Durante os três dias de evento, o público poderá conhecer e adquirir uma variedade de produtos artesanais, como queijos de vaca, ovelha e búfala, salames, doces, pães, geleias, antepastos, cogumelos frescos, cachaças, mel de abelhas nativas e chocolates. Todos produzidos por pequenos empreendedores locais e regionais.
“Além de degustar os sabores únicos de cada região, os visitantes terão a oportunidade de conversar com os produtores, descobrir as histórias por trás de cada receita e valorizar o trabalho de quem transforma ingredientes locais em produtos de excelência”, destaca Tiago.
Entre as novidades desta edição, o curador destaca a estreia da Alma Queijaria, vinda diretamente de Gramado (RS), com queijos frescos de vaca. Também participam pela primeira vez a Vale das Bananas, de Luiz Alves, com frutas desidratadas, e a queijaria Serra da Abelha, da cidade catarinense de Vitor Meireles.
A diversidade de produtos se amplia com a presença dos cogumelos frescos do Alto do Vale, de Taió, dos chocolates artesanais da Dare, marca de Florianópolis e do mel de abelhas nativas da Abelha Brasil vindas da cidade de Mandirituba (PR), o que reforça o compromisso da feira em apresentar sabores autênticos e inovadores da produção artesanal brasileira.
Expositores desta edição
As marcas participantes da 8ª Feira do Queijo são: Abelha Brasil (Mandirituba-PR), Alma Queijaria (Gramado-RS), Boca da Serra (Águas Mornas), Cogumelos Alto do Vale (Taió), Dani Couto (Florianópolis), Dare (Florianópolis), Fogo de Cana (Braço do Trombudo), Formaggio Capannone (Orleans), Imuá (Florianópolis), La Fattoria (Sombrio), Pérola da Serra (Itanhandu-MG), Queijaria Cantinho da Montanha (Jaraguá do Sul), Queijo Vó IPA (Major Gercino), Rancho Maranata (Virgínia-MG), Rouwstik (Petrolândia), Salumeria Montenegro (Garopaba), Serra da Abelha (Vitor Meireles), Sítio Santo Antônio (Bom Retiro) e Vale das Bananas (Luiz Alves).
A visitação à feira é gratuita e aberta ao público. O evento acontece na sexta-feira, dia 17 de outubro, das 18h às 21h, no sábado, dia 18, das 12h às 21h, e no domingo, dia 19, das 12h às 20h. O Multi Open Shopping está localizado na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis.
Agenda musical
Nos dias 17 e 18 de outubro, o palco da Praça Multi será palco de dois encontros musicais imperdíveis. Na sexta-feira, a partir das 19h, o Choro Xadrez Trio apresenta um repertório instrumental que transita pelo Choro, Samba e Forró, com a malemolência e improviso característicos do grupo. Formado por Álvaro Fausane no piano, Pedro da Costa na flauta transversal e Guilherme Ledoux na bateria, o coletivo musical fundado em 2011 é conhecido por suas rodas de choro e bailinhos dançantes.
Já no sábado (18) também a partir das 19h, é a vez do Guto Camacho Trio subir ao palco com uma seleção de clássicos nacionais e internacionais. Com influências que vão do Surf Music ao Jazz, passando pelo Rock, Funk Soul e Blues, o trio adapta seu som à vibração do ambiente, trazendo referências como Sublime, Tim Maia, Djavan, Jack Johnson, Jimi Hendrix, Cássia Eller e muitos outros. Os shows são gratuitos e abertos ao público.
A recreação infantil também estará disponível na sexta e no sábado, a partir das 18h30. As atividades gratuitas acontecem no estacionamento dos fundos.