A exuberância de Santa Catarina vai além das famosas praias. No interior do estado, belezas incríveis em meio à natureza são um convite às descobertas e muitas aventuras. O Vale Europeu é uma das regiões mais bonitas e interessantes.
A região reúne Blumenau, Apiúna, Ascurra, Botuverá, Brusque, Benedito Novo, Canelinha, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Major Gercino, Nova Trento, Pomerode, Rio dos Cedros, São João Batista, Rodeio e Timbó.
Confira alguns dos destinos imperdíveis!
1. Aventura e muita adrenalina
Se você é amante da natureza e adora um esporte radical, não pode deixar de conhecer o turismo de aventura na região de Apiúna, Doutor Pedrinho e Indaial.
Tem emoção para todos os gostos, desde caminhadas na mata e rapéis em cachoeiras ao tradicional rafting no rio Itajaí-Açu. Os passeios são para crianças, adultos e até idosos.
2. A cidade das cavernas
É no Vale Europeu que está a maior caverna do Sul do Brasil, você sabia? Fica em Botuverá e ela é considerada uma das mais belas da América Latina.
Dentro da caverna, há salões de até 20 metros de altura e centenas de esculturas naturais, que vêm sendo construídas ao longo do tempo. É surpreendente.
3. Cicloturismo e caminhadas
Jardins floridos e arquitetura enxaimel são destaques de Benedito Novo. A cidade foi colonizada principalmente por alemães, italianos e poloneses. Hoje, eles ainda preservam as tradições, costumes e até o idioma.
A cidade é ideal para quem curte pedalar e integra o Circuito Europeu de Cicloturismo. Por lá, também são fortes os eventos de caminhada, canoagem, downhill, rapel e trilhas ecológicas.
4. Em busca da fé
O turismo religioso é o principal atrativo de outra cidade do Vale Europeu: Nova Trento. Por lá, o Santuário da Madre Paulina recebe milhões de fiéis todos os anos.
Além disso, a região também oferece um rico roteiro para quem gosta muito de um bom vinho, salames e queijos. Há várias vinícolas. Um convite a uma boa taça de vinho.
5. A terra da cerveja
Blumenau é conhecida internacionalmente por sua festa da cerveja, a Oktoberfest. Mas, se você visitar a cidade em outros meses, também pode conhecer e aproveitar várias cervejarias.
A cidade oferece inúmeras opções. Nelas, o turista pode conhecer como é feita a cerveja e é claro degustá-las. A rota da cerveja também passa pelas cidades de Pomerode e Gaspar
6. A terra da cachaça
Se ao invés do vinho você gosta mesmo é de uma boa cachaça, você precisa conhecer Luiz Alves. O município é um dos mais tradicionais produtores da bebida no Brasil.
Além da produção industrial, a cidade preserva vários alambiques que continuam produzindo a deliciosa pinga de forma artesanal.
7. Zoológico
Um atrativo bem legal da região é o Zoológico de Pomerode, um dos maiores de Santa Catarina.
Mas, se você quer provar a tradicional comida alemã, a cidade também tem restaurantes perfeitos para isso. Além disso, Pomerode está sempre inovando e realizando eventos ao longo ano.
8. Paraíso do vestuário
Brusque é a cidade de Santa Catarina que mais recebe visitantes que buscam turismo de compras, principalmente de artigos de vestuário, cama, mesa e banho.
A cidade é um dos principais polos têxtil do Brasil. Comprar os produtos bem pertinho das fábricas é garantia de preços baixos e ótimas aquisições.