8 passeios imperdíveis para fazer com a família no Vale Europeu

Benedito Novo reserva encantos para quem gosta de uma aventura em duas rodas na região rural | Foto Divulgação Markito/Santur

Por: Windson Prado

23/03/2019 - 09:03

A exuberância de Santa Catarina vai além das famosas praias. No interior do estado, belezas incríveis em meio à natureza são um convite às descobertas e muitas aventuras. O Vale Europeu é uma das regiões mais bonitas e interessantes.

A região reúne Blumenau, Apiúna, Ascurra, Botuverá, Brusque, Benedito Novo, Canelinha, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Major Gercino, Nova Trento, Pomerode, Rio dos Cedros, São João Batista, Rodeio e Timbó.

Confira alguns dos destinos imperdíveis!

1. Aventura e muita adrenalina

Foto Ativa Rafting Vale Europeu

Se você é amante da natureza e adora um esporte radical, não pode deixar de conhecer o turismo de aventura na região de Apiúna, Doutor Pedrinho e Indaial.

Tem emoção para todos os gostos, desde caminhadas na mata e rapéis em cachoeiras ao tradicional rafting no rio Itajaí-Açu. Os passeios são para crianças, adultos e até idosos.

2. A cidade das cavernas

Foto Divulgação/Prefeitura de Botuverá

É no Vale Europeu que está a maior caverna do Sul do Brasil, você sabia? Fica em Botuverá e ela é considerada uma das mais belas da América Latina.

Dentro da caverna, há salões de até 20 metros de altura e centenas de esculturas naturais, que vêm sendo construídas ao longo do tempo. É surpreendente.

3. Cicloturismo e caminhadas

Foto Divulgação Markito/Santur

Jardins floridos e arquitetura enxaimel são destaques de Benedito Novo. A cidade foi colonizada principalmente por alemães, italianos e poloneses. Hoje, eles ainda preservam as tradições, costumes e até o idioma.

A cidade é ideal para quem curte pedalar e integra o Circuito Europeu de Cicloturismo. Por lá, também são fortes os eventos de caminhada, canoagem, downhill, rapel e trilhas ecológicas.

4. Em busca da fé

Foto Divulgação Markito/Santur

O turismo religioso é o principal atrativo de outra cidade do Vale Europeu: Nova Trento. Por lá, o Santuário da Madre Paulina recebe milhões de fiéis todos os anos.

Além disso, a região também oferece um rico roteiro para quem gosta muito de um bom vinho, salames e queijos. Há várias vinícolas. Um convite a uma boa taça de vinho.

5. A terra da cerveja

Foto Divulgação/Santur

Blumenau é conhecida internacionalmente por sua festa da cerveja, a Oktoberfest. Mas, se você visitar a cidade em outros meses, também pode conhecer e aproveitar várias cervejarias.

A cidade oferece inúmeras opções. Nelas, o turista pode conhecer como é feita a cerveja e é claro degustá-las. A rota da cerveja também passa pelas cidades de Pomerode e Gaspar

6. A terra da cachaça

Foto Reprodução/Cachaças Bylaardt

Se ao invés do vinho você gosta mesmo é de uma boa cachaça, você precisa conhecer Luiz Alves. O município é um dos mais tradicionais produtores da bebida no Brasil.

Além da produção industrial, a cidade preserva vários alambiques que continuam produzindo a deliciosa pinga de forma artesanal.

7. Zoológico

Um atrativo bem legal da região é o Zoológico de Pomerode, um dos maiores de Santa Catarina.

Mas, se você quer provar a tradicional comida alemã, a cidade também tem restaurantes perfeitos para isso. Além disso, Pomerode está sempre inovando e realizando eventos ao longo ano.

 

8. Paraíso do vestuário

Foto Divulgação Markito/Santur

Brusque é a cidade de Santa Catarina que mais recebe visitantes que buscam turismo de compras, principalmente de artigos de vestuário, cama, mesa e banho.

A cidade é um dos principais polos têxtil do Brasil. Comprar os produtos bem pertinho das fábricas é garantia de preços baixos e ótimas aquisições.