8 curiosidades incríveis sobre as ruas de Jaraguá do Sul!

Por: Elissandro Sutil

07/11/2017 - 17:11 - Atualizada em: 22/11/2018 - 11:08

Se você procurar por aí, vai encontrar que a definição da palavra “rua” está ligada a um espaço público onde o direito de ir e vir é plenamente realizado. As ruas podem trazer lembranças felizes, como as das brincadeiras de infância, e outras nem tanto, como das tragédias no trânsito.

O fato é que uma rua é sempre carregada de histórias e muitos “causos”. Por isso, fomos atrás dos fatos mais inusitados envolvendo as ruas de Jaraguá do Sul. Encontramos algumas curiosidades incríveis… Veja só!

1. Nomes de estados brasileiros

Dos 26 estados federados do Brasil, 16 dão nomes às ruas de Jaraguá do Sul. Veja onde fica localizada cada uma:

  1. Rua Acre – Jaraguá Esquerdo;
  2. Rua Alagoas – Ilha da Figueira;
  3. Rua Amazonas – Centro/Nova Brasília;
  4. Rua Bahia – Jaraguá Esquerdo;
  5. Rua Ceará – Rau;
  6. Rua Espírito Santo – Centro;
  7. Rua Goiás – Vila Lenzi;
  8. Rua Mato Grosso – Vila Lenzi;
  9. Rua Paraíba – Vila Lenzi;
  10. Rua Paraná – Czerniewicz;
  11. Rua Rio de Janeiro – Czerniewicz;
  12. Rua Rio Grande do Norte – Ilha da Figueira;
  13. Rua Rio Grande do Sul – Czerniewicz;
  14. Rua Santa Catarina – Czerniewicz;
  15. Rua Sergipe – Ilha da Figueira;
  16. Rua São Paulo – Czerniewicz.

Além destes, Jaraguá do Sul também tem nomes de ruas homenageando outras cidades catarinenses, como a Rua Canoinhas, e até outros países, como a Rua Equador.

2. Jaraguá diferentona

“Rua Dois” é o nome de rua mais comum no Brasil. Mais de 1,5 mil logradouros no país têm esse nome. Porém, Jaraguá do Sul decidiu ser ~diferentona~ e não tem NENHUMA via chamada “Rua Dois”.

A explicação para esse nome ser tão comum, é porque títulos alfanuméricos são provisórios para bairros, loteamentos e distritos novos.

3. Homenageados mais comuns

Rua Presidente Epitácio Pessoa em Jaraguá do Sul | Foto Renan Reitz/Por Acaso

Os nomes de ruas no Brasil seguem um certo padrão quando o assunto é a escolha dos homenageados que ficarão gravados para sempre na história.

As santidades, os lugares famosos, as datas importantes e as figuras históricas são os que mais recebem nomes de ruas.

Confira agora os mais comuns:

  • Santidades – Rua São José – 638 ocorrências no Brasil;
  • Lugar famoso – Av. Brasil – 532 ocorrências no Brasil;
  • Datas importantes – Rua Sete de Setembro – 428 ocorrências no Brasil;
  • Figura histórica – Rua Tiradentes – 384 ocorrências no Brasil.

Aqui em Jaraguá do Sul também temos ruas homenageadas com base nesta lista, como é o caso da Avenida Getúlio Vargas e da Rua Epitácio Pessoa, ambos ex-presidentes do país.

Porém, o que ganha disparado nas ruas jaraguaenses são nomes de pessoas da própria comunidade que de uma forma ou outra contribuíram para o desenvolvimento daquela região.

4. Nomes escolhidos pela comunidade

Registro de uma sessão legislativa na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul | Foto CMJS

Os nomes das ruas de Jaraguá do Sul são definidos pela Câmara dos Vereadores. As nomenclaturas são discutidas e aprovadas nas sessões legislativas que acontecem semanalmente.

A comunidade contribui fazendo sugestões que levam em conta o nome de uma pessoa que foi importante para o desenvolvimento da nossa região.

Um detalhe importante é que em Jaraguá do Sul, assim como a maioria das cidades brasileiras, as ruas só podem ter nomes de pessoas já falecidas.

5. Nomes mais fofos

Veja agora alguns dos nomes mais “fofíneos” das ruas de Jaraguá do Sul:

  • Rua Arco-íris – Jaraguá 99;
  • Rua Da Amizade – Jaraguá 99;
  • Rua Da Paz –  Vila Lenzi;
  • Rua Primavera – Tifa Martins;
  • Rua Recanto Feliz – Santo Antônio;
  • Rua Vista Alegre – Amizade.

6. Mulheres jaraguaenses de força

Jaraguá do Sul conta com cerca de 1,8 mil ruas. Deste total, aproximadamente 233 ruas recebem nomes inspirados em mulheres que fizeram história da cidade, no estado ou no país.

Há algum tempo, nós resolvemos resgatar histórias e falar sobre seis mulheres que representam as principais etnias do município: alemães, poloneses, italianos, húngaros, pomeranos e os negros.

Contamos a história das mulheres que dão nome à Rua Bertha Weege, Rua Carmen Piazera Breithaupt, Rua Maria Umbelina da Silva, Rua Ottilia Prim Schmitt, Rua Rosália Stenger Ayroso e Rua Sofia Pomianowski Lenzi.

Clique aqui e conheça essas histórias.

7. Ruas campeãs de acidentes

Bombeiros atendem motociclista que se envolveu em acidente com um caminhão na rua Walter Marquardt, a segunda rua da cidade no ranking de acidentes | Foto Arquivo/OCP

Em setembro deste ano, a equipe de segurança do OCP Online realizou um levantamento das ruas que registram mais acidentes de trânsito em Jaraguá do Sul. Veja a lista:

  1. Avenida Prefeito Waldemar Grubba – 129 acidentes até Agosto/2017;
  2. Rua Walter Maquardt – 79 acidentes até Agosto/2017;
  3. RuaPresidente Epitácio Pessoa – 74 acidentes até Agosto/2017;
  4. Rua José Theodoro Ribeiro – 65 acidentes até Agosto/2017;
  5. RuaManoel Francisco da Costa – 62 acidentes até Agosto/2017.

8. Tretas com Miss Brasil

Rua Vera Fischer em Jaraguá do Sul | Foto Jaraguá AM

Você já ouviu falar que Jaraguá do Sul tem uma rua chamada “Vera Fischer”? Então, essa história não é boato, viu? A Rua Vera Fischer fica localizada no Centro e faz esquina com a Rua Marina Frutuoso.

A homenagem aconteceu quando a atriz catarinense, nascida em Blumenau, foi escolhida Miss Brasil, após o concurso de 1969. Em 2013, rolou um movimento para que o nome desta localidade fosse alterado.

O motivo? Lembra que ali em cima dissemos que a cidade não pode dar nome de rua homenageando pessoas que ainda estão vivas? Então… A Vera Fischer está bem viva no alto dos seus 65 anos!

Vera Fischer como Miss Santa Catarina e Miss Brasil | Foto Reprodução

Na época, quem pedia a mudança do nome afirmava que o município incorre em um erro, ferindo a Lei Orgânica Municipal e a própria Constituição Federal.

Porém, a mudança não seria tão fácil assim, pois todos os moradores da via teriam que alterar seus dados cadastrais em bancos, companhias de telefone, água, energia elétrica etc. Um baita transtorno, não é?

A ideia de trocar o nome da rua acabou sendo abandonada e até hoje temos em Jaraguá do Sul a tal Rua Vera Fischer. Altas tretas!

Se você percebeu que deixamos passar alguma curiosidade sobre os nomes das ruas de Jaraguá do Sul, deixe o seu comentário na publicação do Facebook ou envie um inbox para a gente!

Ah, e se você gostou dessa nossa lista, comente também!