7 praias do Norte ao Sul do litoral catarinense para explorar neste fim de ano

Com o verão chegando e um litoral paradisíaco com tantas belezas naturais e vistas espetaculares, fica difícil escolher onde passar os dias de folga. Santa Catarina tem um litoral que se estende por mais de 500 quilômetros e centenas de praias à disposição dos turistas.

Pensando nisso, o OCP trouxe uma lista com dicas de praias incríveis situadas ao longo desse imenso litoral catarinense que promete agradar todos os gostos, desde famílias que procuram locais calmos para descansar, até praticantes de esportes e jovens a procura de lugares badalados para curtir as férias.

1. Praia do Cerro, em Barra Velha

Localizada no bairro Itajuba, é a ultima praia de Barra Velha, que se inicia logo após o Morro do Grant e se estende até a divisa com Balneário Piçarras. Esta é um dos locais mais frequentados por quem visita a cidade.

O local é indicado para a prática de surf | Foto Divulgação/Trip Advisor

Durante a alta temporada é bastante procurada pelos turistas devido ao mar levemente agitado, com boas ondas quando venta, devido a grande procura há boa infraestrutura, como hotéis, bares e restaurantes próximos.

Com uma faixa de areia espaçosa e águas transparentes, é indicada para banho e pratica de esportes como o surf, além de contar com trilhas em seu entorno para quem gosta de esportes ao ar livre.

2. Canto do Poá, em Penha

O Canto do Poá é uma prainha localizada a direita da Praia do Poá, frequentada principalmente por banhistas que procuram águas mais calmas para aproveitar o dia.

O Canto do Poá é frequentado principalmente por turistas que procuram águas calmas para banho de mar | Foto Divulgação

A baía que se forma no local impressiona pelo tom que mescla azul e verde, além das leves ondas que chegam até a areia dependendo do vento e da maré, o local favorece a prática de esportes como Stand up Paddle (surf com remo) e natação.

A orla da praia do Poá tem cerca de um quilômetro de extensão e uma faixa fina de areia. A região conta com a presença de árvores, oferecendo sombra aos turistas.

Por não ser tão conhecido, o local não conta com opções de restaurantes e bares, apenas alguns quiosques e vendedores ambulantes oferecem produtos na alta temporada.

3. Praia do Atalaia, em Itajaí

A praia do Atalaia recebe um grande número de turistas no verão, em sua maioria surfistas, que procuram ondas regulares para a pratica do esporte.

O local recebe um grande número de turistas durante a alta temporada | Foto Divulgação

Com uma faixa de areia fina e clara, mar agitado e boas ondas, a praia também é procurada por banhistas que querem se refrescar ou relaxar nas férias. É comum durante a alta temporada campeonatos de vôlei ou jogos de futebol na areia.

A praia também atrai visitantes que procuram boa infraestrutura, pois tem muitos bares, restaurantes, hotéis, chuveirões e banheiros, além de ficar próximo ao parque do atalaia, que também é um ótimo lugar para fazer trilhas ou apenas apreciar a vista do litoral.

4. Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú

Uma das praias mais badaladas de Balneário Camboriú, a Praia do Estaleirinho recebe muitos turistas na alta temporada devido a água cristalina e areia grossa, além de um mar levemente agitado, com boas ondas para o surf.

A faixa de areia conta com aproximadamente 1 km de extensão | Foto Divulgação/Loucos por praia

O local conta com uma faixa de areia de aproximadamente um quilômetro de extensão, ainda tem sua mata nativa bem preservada e conta com boa infraestrutura, bares e restaurantes próximos. O lado direito possui pedras, enquanto o lado esquerdo é um morro onde passa a rodovia Interpraias.

A praia fica cheia principalmente no fim de tarde, com muitos jovens chegando ao local para aproveitar as festas que acontecem no local com frequência, além de conter o clube Sky Beach, que fica na beira da praia com festas durante todo o verão.

5. Praia do Sonho, em Palhoça

A praia do sonho é uma antiga vila de pescadores que oferece uma beleza natural aos turistas. Com pouca infraestrutura por não ser muito frequentado, o local promete aos visitantes uma aparência simples, mar tranquilo e pequenas ondas quando venta.

O local encanta os turistas com o mar calmo e cristalino | Foto Divulgação

Com uma faixa de areia clara e estreita, o local é indicado para a prática de esportes como o windsurf e jet ski ou para passar o dia com crianças e tomar um banho de mar,  além de proporcionar ao turista caminhada por uma trilha no morro que dá acesso a Ponta do Papagaio, garantindo a vista de uma bela enseada.

6. Praia da Ferrugem, em Garopaba

Localizada entre a Guarda do Embaú e a Praia do Rosa, a praia da Ferrugem é uma das mais badaladas da região e atrai muitos turistas argentinos e gaúchos.

Com cenários lindos, agrada a todas as idades pois você pode encontrar ondas fortes para o surf de um lado da praia e do outro lado piscinas naturais com água rasa e calma.

O local oferece ondas ótimas para o surf | Foto Divulgação

Para os amantes da natureza, o local conta com trilhas imperdíveis ao redor da praia e durante a alta temporada reúne um grande número de jovens em busca de baladas e bares que se espalham em seu entorno.

Para quem busca uma vista inesquecível, não dá pra perder o pôr do sol na lagoa, no lado oposto ao mar, que forma um espetáculo imperdível.

7. Praia da Barra de Ibiraquera, em Imbituba

Com boas opções de hotéis, bares e restaurantes próximo a praia, o local é um dos mais visitados da região durante a alta temporada. Com ventos fortes e mar agitado, é muito frequentada por surfistas, praticantes de windsurfe e kitesurfe.

O local conta tem uma lagoa de águas rasas e calmas | Foto Divulgação/Esse mundo é nosso

Para as famílias, o local também é perfeito para passar um dia tranquilo e levar as crianças na lagoa que fica ao lado, onde a água é rasa e quentinha, também procurada para a prática de stand up paddle e windsurfe.

Para quem gosta de apreciar belas paisagens, não pode perder o pôr do sol do local que vem acompanhado de muitos pássaros, um dos visuais mais bonitos da região.

A infraestrutura da praia durante a alta temporada é completa, com quiosques, bares e restaurantes no entorno, além de oferecer muitas opções de pousadas e hotéis.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?