As altas temperaturas são um verdadeiro convite para se refrescar em meio a natureza e pela região não faltam opções de cachoeiras e riachos para os moradores e turistas conhecerem.

Veja algumas opções nas cidades de Corupá, São Bento do Sul, Schroeder e Massaranduba. A maioria conta com estrutura e sinalizações turísticas indicando o caminho. Confira os locais e escolha a sua preferida:

1. Cachoeira do Faxinal - Corupá

Foto: Divulgação

Com uma queda que chega a 50 metros de altura, a cachoeira do Faxinal é mais uma das atrações de Corupá. Ela fica no bairro Faxinal. Para chegar até o ponto, o motorista deve entrar na rua Pedra de Amolar, às margens da BR-280.

Após passar a entrada da Prainha da Oma, virar a primeira à direita, subir um morro à direita também, passar pelo Vale do Búfalos e seguir por mais três quilômetros pela principal. A cachoeira pode ser vista da rua.

2. Cachoeira do Guarani-Açú - Massaranduba

Foto: Divulgação

Também conhecida como Cachoeira Roda D’Água, ela tem acesso livre. É uma área particular, no entanto, com entrada gratuita para os interessados em explorar o local. Fica a 12 quilômetros do Centro.
A área está aberta somente na temporada. O acesso é feito pelo Centro, Massaranduba Baixo, Guarani-Açú (Tifa Rohweder).

3. Recanto Renascer - Schroeder

Foto: Divulgação

Possui uma área de 250 mil metros quadrados de mata preservada, com grande diversidade de fauna e flora.

Lá, a principal atração é a trilha ecológica com uma rota de cinco cachoeiras: Brisa da Montanha, Espuma d'água, Macaco, Funil e Paredão d'água.

Fica no bairro Bracinho, próximo da Estação Ecológica.

4. Antiga Usina - São Bento do Sul

Foto: Divulgação

O local é uma antiga represa formada por paredões de pedras e uma queda de água de aproximadamente dez metros, com uma praia fluvial. O espaço foi fundado em 1920.

É permitido levar alimentos e bebidas para a área, que também conta com estrutura para churrasco e choupanas. A cachoeira fica em São Bento do Sul, com acesso por Corupá, pela BR-280.

O telefone para contato é o (47) 9 9245-6138. Mais informações no Facebook.

5. Parque Natural Braço Esquerdo - Corupá

Foto: Raniel Fonseca

O Parque Natural Braço Esquerdo fica entre São Bento do Sul e Corupá. A estrutura conta com a Cachoeira Braço Esquerdo, que tem mais de 90 metros de altura.

No local também há a Caverna da Fuga e a Trilha do Vale Perdido, com inúmeros riachos, quedas d'água e formações rochosas.

O parque tem estrutura de estacionamento, lanchonete e área de camping.

Telefone para contato: (47) 9 9974-7874 e 9 9228-5116. Mais informações também podem ser encontradas no Facebook.

6. Toca do Xaxim - Schroeder

Foto: Divulgação

A estrada do rio do Júlio, com oito quilômetros de subida, leva até a Toca do Xaxim, onde é possível fazer trilhas de bicicleta ou caminhadas em meio ao mato. O local fica a 15 quilômetros do Centro de Schroeder.

No caminho há plantas exóticas, árvores centenárias, além de um rio com água cristalina, própria para banho. Fica próximo ao limite com Joinville.

7. Rota das Cachoeiras - Corupá

Foto: Eduardo Montecino

Já conhecida do público, a Rota das Cachoeiras é uma excelente opção para quem deseja se aventurar. São 14 cachoeiras que podem ser conhecidas por um percurso de 2.950 metros de trilha.

O ingresso pode ser adquirido no trajeto para a Rota das Cachoeiras: Mercado Fossile e Camping e Restaurante Rio Novo (antigo Conrad).

Há sinalização. Não há venda de ingresso na portaria. A área está aberta todos os dias a partir das 7h30.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger