6 programas de TV dos anos 90 que chocariam a sociedade hoje em dia

Foto: Reprodução/Twitter

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

15/07/2021 - 11:07 - Atualizada em: 15/07/2021 - 11:49

Hoje em dia os programas de TV são completamente diferentes de como eram exibidos na década de 1990. As gerações mais novas mal sabem que a TV aberta já foi palco para cenas inacreditáveis, envolvendo os elementos mais aleatórios em um mesmo palco e em horários nobres.

Naquela época quase não existia limite, por isso trouxemos alguns dos mais icônicos programas de TV que foram ao ar na década de 90 e hoje dificilmente seriam exibidos.

Sabadão Sertanejo – 1991

O programa musical comandado por Gugu Liberato promovia apresentações dos artistas de destaque da época. Mas, além da música, a atração contava com a performance de meninas trajadas apenas de biquíni e camisa branca, embaixo de um chuveiro. Em alguns programas os convidados até dividiam o espaço com elas. Para diminuir a sensualidade da noite, o programa exibia mensagens espiritualizadas de Chico Xavier entre um bloco e outro.

O canal Memória da Música Sertaneja na TV tem um exemplo de como era a atração.

Imagem: Reprodução/YouTube

 

Aqui Agora – 1994

O jornalístico que eternizou a figura do repórter Gil Gomes trazia para a tela do SBT os casos mais fora dos padrões e violentos da época. Geralmente exibido no início da noite, o programa narrava os casos com detalhes e chegou a mostrar imagens de um suicídio. A emissora foi condenada a pagar uma indenização para a família da jovem que teve sua morte exibida na TV.

Fantasia – 1997

Fantasia foi um programa de televisão brasileiro apresentado por várias modelos no SBT, que estreou em 1997. Baseado no programa italiano Non è la RAI, o programa ficou conhecido por revelar várias personalidades da mídia brasileira.

Imagem: Reprodução/YouTube

Programa H – 1996

Programa H foi produzido e exibido pela emissora Band, voltado ao público jovem. Foi ao ar entre 28 de outubro de 1996 e ficou até 15 de fevereiro de 2002, sendo dividido em três fases, apresentadas por Luciano Huck, Otaviano Costa e Sabrina Parlatore, respectivamente.

Um dos motivos de não se enquadrar nos padrões atuais da TV aberta é um quadro de perguntas e respostas com a participação de Suzana Alves, mais conhecida pelo nome artístico: “Tiazinha”. Abaixo dá para ter uma ideia de como era as coisas eram mais liberadas. É possível assistir este trecho no YouTube.

Foto: Reprodução

Cocktail -1991

Outro game show que promovia os jogos mais inusitados, conduzidos por modelos. As meninas eram chamadas de Garotas Tim-Tim e cada uma tinha o nome de uma fruta. O programa era apresentado por Carlos Miele, que confessou em algumas entrevistas que aquele projeto foi um mau passo em sua carreira.

Ele também disse que seu desejo era fazer uma “Playboy televisiva”, uma atração sensual e elegante, mas a execução dos planos acabou deixando um pouco a desejar. O programa era exibido nas nas madrugadas da sexta para o sábado.

Domingo Legal – 1993

O Domingo Legal é a prova de que a TV dos anos 1990 seguia limites completamente diferentes dos atuais. Esse, por si só, poderia representar toda a loucura televisionada naquela década. Em plena tarde de domingo, Gugu Liberato conduzia os quadros mais malucos, entre eles a clássica Banheira do Gugu, que os convidados tinham que procurar sabonetes entre a espuma. Os artistas também deviam retirar a lama do corpo de modelos com uma mangueira e a ajuda das mãos.

Uma das figuras mais conhecidas do quadro, Luiza Ambiel, levou a atração para um canal do YouTube.