6 lugares a menos de 150 km de Jaraguá do Sul para curtir o feriado

Além das belas praias, São Chico chama atenção pelas construções históricas | Foto: Celetur Turismo

Por: Elissandro Sutil

08/10/2018 - 05:10

Mais um feriadão chegando no fim da próxima semana e com ele, a vontade de sair da rotina para descansar um pouco ou se aventurar por novas paisagens. Santa Catarina é um prato cheio para curtir a folga sem precisar fazer longas viagens ou gastar muito.

E como faltam poucos dias para o feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, montamos uma lista com seis cidades pela região Norte e litoral catarinense que são próximas de Jaraguá do Sul e não exigem tanto tempo de planejamento.

O lado bom desses lugares, além da beleza exuberante, é que você e sua família também podem fazer aquele bate-volta ou fazer uma viagem mais extensa.

Confira as seis cidades para conhecer no feriado:

1. São Francisco do Sul

São Francisco do Sul, ou apenas São Chico, é um daqueles lugares que conseguem proporcionar paz e lazer com maestria. Os pontos turísticos se dividem entre as construções históricas e as belas praias, ladeadas por avenidas pequenas e charmosas.

Vista do Forte Marechal Luz em São Francisco do Sul | Foto: Blog Viagens Por Aí

O local ainda conta com trilhas ecológicas e o Parque Estadual Acaraí, uma área de reserva que preserva a mata atlântica. Outros pontos turísticos são: Mercado Público, Forte Marechal Luz, Museu Nacional do Mar, Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça e o Porto. A cidade é a terceira mais antiga do Brasil.

Onde ficar: Hotel Porto de Paz (o melhor em custo-benefício segundo o site Tripadvisor) e Pousada Baía Sul (disponível no Airbnb)

Distância de Jaraguá do Sul: em torno de 60 quilômetros, aproximadamente uma hora, pela BR-280

2. Botuverá

Localizada no Vale Europeu, Botuverá abriga a maior caverna do Sul do país e uma das belas da América Latina. O cenário conta com salões de até 20 metros de altura cobertos por esculturas naturais que há 65 milhões de anos têm sido continuamente formadas através da ação da água e do tempo.

Para conhecê-las, você terá que incluir no roteiro o Parque Municipal das Grutas de Botuverá. O local também possui uma trilha pela mata que leva até uma refrescante queda-d’água. Cachoeiras, morros e lugares históricos, como o Fornos de Cal, completam a visita pela cidade.

Cavernas em Botuverá são as mais antigas da região Sul | Foto: Divulgação

Onde ficar: Recanto Feliz (área verde destinada ao lazer e prática de esportes na natureza, conta com 11 chalés para locação). Contato pelos telefones: (47) 3255-0381 / (47) 8451-4042.

Distância de Jaraguá do Sul: em torno de 149 quilômetros, duas horas e nove minutos, pela BR-101 e SC-486

3. Penha 

Nem só de Beto Carrero World vive a simpática Penha. A cidade, com pouco mais de 30 mil habitantes também encanta pelas belas praias e paisagens ao ar livre. Tem o Mirante da Praia Vermelha, onde é possível contemplar um dos grandes visuais do litoral catarinense, conseguindo ver as distantes Itapema, Porto Belo e a Reserva do Arvoredo.

Entre as praias, a da Saudade, a Vermelha e a do Lucas se destacam. Pertinho dali, em Piçarras, o Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é outra atração imperdível.

Praias em Penha são opção além do Beto Carrero | Foto: Peter Rhein

Onde ficar:  Vila Olaria Park Hotel (o melhor em custo-benefício segundo o site Tripadvisor) e aluguel do quarto perto da praia e em meio a natureza, o “Beiramar, Verde e Beto Carrero World” (disponível no Airbnb)

Distância de Jaraguá do Sul: em torno de 82 quilômetrosuma hora e dez minutos pela BR-280 e BR-101, uma hora e 12 minutos pela SC-415 e BR-101

4. Blumenau

Deixando um pouco o sossego de lado, outubro é o melhor mês para quem é fã das festas típicas germânicas ir até Blumenau e aproveitar a tradicional Oktoberfest, que acontece até o dia 21.

A cidade ainda tem muitos museus, como o da Cerveja e da Água, onde também é possível admirar Blumenau do alto, além de muitas construções históricas e lugares ricos em diversidade gastronômica.

A Oktoberfest acontece até o dia 21 deste mês | Foto Divulgação

Para os mais radicais, o Mirante de Spitzkopf é uma boa pedida. Ele fica no Parque Ecológico Spitzkopf e oferece uma trilha com cerca de seis quilômetros. A taxa de entrada é R$ 10.

Onde ficar: Himmelblau Palace (bem no Centro da cidade, é um dos hotéis mais antigos de Blumenau) e apartamento disponível no Airbnb, com um quarto.

Distância de Jaraguá do Sul: em torno de 66 quilômetros, uma hora e 12 minutos pela SC-108

5. Pomerode

Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil, é um bom destino tanto para os adultos quanto para as crianças, homenageadas no 12 de outubro. Ela reserva pontos como a Rota do Enxaimel, o Museu Pomerano, o Zoológico, o Museu do Marceneiro, a Casa do Imigrante Carl Weege e o Museu Casa do Escultor Erwin Curt Teichman. A gastronomia também chama atenção. Em casos de passeios diurnos, a dica é visitar a Torten Paradies Confeitaria e Restaurante, bem tradicional na cidade.

No Zoo de Pomerode você vai poder conhecer diferentes espécies de mamíferos, répteis e aves | Foto: Davi Rolim

Onde ficar: Hostel Mais (melhor custo-benefício segundo o site Tripadvisor). Os outros hotéis indicados não tem mais quartos disponíveis para o feriado.

Distância de Jaraguá do Sul: em torno de 34 quilômetros, 49 minutos pela SC-416

6. São Bento do Sul

O município faz divisa com Corupá e é berço de dois parques: o Natural Braço Esquerdo, conhecido pelas escaladas e espaço para acampamento, e o Parque Natural das Aves, com espécies para contemplação dos pássaros, trilhas e chalés para aluguel. São Bento do Sul também faz parte do Circuito das Araucárias, voltado ao cicloturismo. A cidade conta ainda com museus históricos, gastronomia típica e recantos naturais.

Parque Natural do Braço Esquerdo e Parque das Aves são umas das principais atrações de São Bento | Foto: Eduardo Montecino | OCP News

Onde ficar: Filadelfia Park Hotel (melhor custo-benefício segundo o site Tripadvisor) e chalé disponível no site Airbnb.

Distância de Jaraguá do Sul: em torno de 55 quilômetros, uma hora pela BR-280

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!