6 dicas que podem melhorar o sinal da sua rede Wi-Fi

Por: Elissandro Sutil

13/05/2016 - 13:05 - Atualizada em: 13/05/2016 - 14:02

Hoje em dia é difícil imaginar um computador em casa sem acesso à rede via WiFi, né? A maioria das pessoas já prefere o uso de notebooks pela comodidade e praticidade. Sem contar a infinita possibilidade de aparelhos eletrônicos que podem ser conectados.

O problema é que algumas vezes esse tipo de conexão pode apresentar problemas, seja por interferências de outros equipamentos, pelo mau posicionamento do roteador ou até mesmo pela baixa qualidade do aparelho.

Quer mudar essa situação? Então confere aí 10 boas dicas para resolver os problemas que você possa ter com o WiFi. 😀

xj5tyy

1. Posicione o seu roteador no melhor lugar possível

Mesmo que o seu roteador não combine com a decoração de sua sala de estar, não é aconselhável que você o esconda atrás de algum móvel. É extremamente importante que ele fique posicionado em um local alto e completamente livre de obstáculos. Afinal de contas, ele é um transmissor de sinal e precisa de espaço.

O ideal é deixar o equipamento no local mais central de sua casa, assim você garante a melhor cobertura de sinal possível até nos cantos mais distantes. Algo que muitas pessoas fazem ao perceber que o sinal está fraco é posicionar as antenas do roteador em direção ao local em que você está. Isso é completamente errado, afinal de contas, o roteador não é uma antena de TV. Portanto, para garantir a qualidade do sinal, deixe sempre as antenas do aparelho apontadas para cima.

2. Livre-se de aparelhos que causam interferência

Além de outros roteadores próximos, existem diversos outros equipamentos que podem causar interferência em sua rede. Telefones sem fio e fornos de micro-ondas estão entre os principais responsáveis por isso. Vale lembrar que até os banheiros podem ser obstáculos, principalmente quando tem azulejos. O material pode enfraquecer o sinal.

Para evitar esse problema, você pode adquirir aparelhos de telefone ou roteadores com frequências diferentes. Caso instalar novos equipamentos não seja uma opção, simplesmente posicioná-los longe um do outro pode resolver os problemas na maioria dos casos.

3. Aumente a segurança de sua rede e se livre dos ladrões de sinal

23103142363794

Mesmo que o seu roteador já tenha uma senha cadastrada, pode ser que ela seja muito simples e algum vizinho oportunista esteja roubando o sinal de sua rede, deixando-a lenta. A melhor maneira de evitar que esse tipo de coisa aconteça é escolher um padrão de segurança mais avançado, como o WPA.

A senha deve ser difícil, sempre misturando letras e números. Assim como todos os códigos de segurança, você deve mudá-lo frequentemente. Para evitar que outras pessoas identifiquem a sua rede e possam tentar “adivinhar” a senha, evite usar nomes que indiquem de onde é o sinal, como “WiFi do fulano”.

Uma última medida, um pouco mais radical, é limitar o número de conexões ao seu roteador pelo endereço MAC da placa de rede. Funciona assim: o acesso ao equipamento fica completamente bloqueado, a não ser para o código MAC que você liberou, no caso, o seu notebook ou smartphone, por exemplo.

Essa é uma boa medida de segurança, mas pode ser um incômodo ter que adicionar o MAC de cada amigo seu que vá visitar a sua casa e precise utilizar a sua rede.

4. Controle aplicativos que sequestram toda a banda

Programas de download, como BitTorrent, jogos online ou streaming de vídeo, podem comprometer muito o sinal de sua rede WiFi. Se em sua casa várias pessoas compartilham a mesma rede, é possível que uma máquina esteja consumindo a maior parte da banda e limitando o uso para os outros computadores.

Para resolver esse problema, você pode utilizar uma ferramenta presente em quase todos os roteadores WiFi, que é o QoS (Quality of Service ou simplesmente Qualidade de Serviço). O que o QoS faz é priorizar a transferência dos dados por protocolos, ou seja, você pode colocar chamadas em vídeo na frente do Torrent  ou, se você quiser, pode bloquear completamente algum programa.

5. Aumente o sinal do seu WiFi com truques caseiros

16994021717151231

Se nenhuma das alternativas anteriores funcionou, você pode tentar modificar a antena do seu notebook ou roteador. Existem diversas maneiras simples de amplificar o sinal de sua rede WiFi. Você pode simplesmente comprar uma antena mais nova e potente ou seguir dicas caseiras, como amplificar o sinal utilizando uma forma de bolo. É sério! Não é brincadeira! 😛

Tudo o que você precisa é de uma forma de bolo de metal. Ela funcionará como uma antena, dando foco ao sinal e fazendo com que ele chegue com mais consistência ao receptor. Basta colocar a forma de bolo como se a parte de dentro envolvesse o receptor, deixando-a na direção de onde vem o sinal. É uma experiência de tentativa e erro até encontrar a melhor posição em relação ao receptor.

6. Transforme o seu antigo roteador em um repetidor de sinal

Se algum cômodo de sua casa não consegue receber sinal adequadamente, você pode colocar um roteador antigo no meio do caminho para amplificar o alcance da rede. Infelizmente, nem todos os roteadores trazem essa função de fábrica.

Fonte: TecMundo
Foto: Androidpit