6 de agosto Dia Internacional da Cerveja!

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

02/08/2015 - 12:08 - Atualizada em: 05/08/2021 - 10:14

Hoje dia 6 de agosto é comemorado o Dia da Cerveja, no mundo inteiro. Uma das bebidas mais apreciadas no planeta, é também uma das preferidas dos brasileiros. Somos o terceiro país do mundo que mais consome cerveja, mas nos últimos anos, o mercado cervejeiro vem passando por uma mudança de hábito muito significativa.

Há anos atrás se consumia cerveja em maior quantidade, sem apelo ao sabor, hoje em dia, o sabor importa muito mais do que antes. Os consumidores estão cada vez mais interessados em apreciar a bebida.

Pesquisas apontam mudanças na apreciação da bebida

Segundo pesquisas, 53% dos jovens entre 18 e 24 anos se mostram motivados a experimentar novos tipos de cervejas, especialmente as mais artesanais com novos sabores.

Este novo parâmetro se deve ao fato de que, cada vez mais surgem empresas com produtos de qualidade e uma vez degustada uma boa cerveja, seu paladar já não consegue desfrutar do mesmo êxtase com outras opções mais corriqueiras.

Não que agora o brasileiro só procure as artesanais, mas as pesquisa mostram que o consumidor de cerveja no país hoje dá mais prioridade a qualidade do que a quantidade. Ainda que a constatação seja mais clara nas classes AB (68%), nos outros grupos a tendência também é maioria (52%).

Questionados sobre quais fatores definem uma cerveja artesanal, quase metade deles (45%) respondeu “ingredientes de alta qualidade enquanto 43% mencionaram “sabores únicos e inovadores” e 34%, “ingredientes e métodos de fermentação natural”

Busca por identificação

Os consumidores parecem estar procurando por produtos que tenham alguma identidade com suas personalidades. Assim, hoje, o meio cervejeiro celebra o que a cerveja representa, estar com amigos, celebrar aqueles que fazem cerveja e ter a cerveja como meio de união entre todos, de forma personalizada e saborosa!

Mesmo no período pandêmico, é a cerveja continua unindo as pessoas em pequenos grupos restritos. O consumo de pets (garrafas plásticas) aumentou consideravelmente. Isso representa muito. Significa que a cerveja segue sendo uma unidade social e cultural capaz de unir as pessoas.

Em comemoração ao dia da nossa amada geladinha, aí vão algumas curiosidades saborosas:

  • Segundo estudo, beber todo dia é a chave para chegar aos 90 anos!

Sim, você não leu errado! Uma pesquisa conduzida por Claudia Kawas, especialista em neurologia da Universidade da Califórnia, aponta que a chave para chegar à marca dos 90 anos de idade é beber alguns copos de bebida alcoólica à noite. Os pesquisadores analisaram 1.700 nonagenários para entender como seus hábitos de vida impactavam a saúde.

Eles descobriram que aqueles que consumiam o equivalente a dois copos de cerveja por noite tinham 18% menos chances de sofrer uma morte prematura. Boa notícia ein!

“Eu não tenho explicação para isso, mas acredito firmemente que beber de forma moderada melhora a longevidade”, disse Kawas em uma conferência sobre os avanços da ciência em Austin, no Texas.

Foto divulgação

  • Tá com dor? Cerveja alivia mais do que analgésicos

Parece que as informações só melhoram, não é mesmo? Segundo pesquisadores da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, 350 ml de cerveja tem efeito analgésico superior ao de remédios.

Nas palavras dos próprios cientistas que conduziram os estudos (em entrevista ao The Independent), funciona assim: a bebida eleva o teor alcoólico do sangue a cerca de 0,08%, “aumentando levemente o limiar de dor” e “reduzindo a intensidade dela.”

  • Os quatro elementos da cerveja

Não é de se estranhar que os alemães vejam a cerveja como um alimento. As histórias da cerveja e do pão se confundem, e os ingredientes de ambos são exatamente os mesmos: grãos, água e fermento. O lúpulo entrou na metade do enredo. Reza a lenda que a fermentação foi descoberta quando cereais molhados pela chuva começaram a produzir gás carbônico espontaneamente.

São quatro ingredientes básicos e muitas combinações possíveis – dezenas de estilos, com incontáveis receitas produzidas dentro de cada um deles. Mude a origem do lúpulo, o tipo de levedura, a composição da água, a duração de cada etapa do processo de fabricação ou qualquer outro fator e você terá uma cerveja diferente. Acrescente na equação ingredientes como frutas e especiarias e as possibilidades se multiplicam. É muita opção saborosa para degustar!