6 aplicativos automotivos que todo motorista deveria ter no celular

Por: Elissandro Sutil

23/08/2016 - 09:08 - Atualizada em: 23/08/2016 - 09:50

Hoje em dia, os smartphones são mais do que simples aparelhos, são um reflexo de nossa personalidade e preferências pessoais. Por isso, para você que é ligado no mundo dos automóveis, que foram reunidos aqui alguns aplicativos que não podem faltar em seu aparelho. Confira e aproveite!

Antes de começar a ler, você já viu o app que chegou em Jaraguá? Ele que possibilita você chamar o taxi pelo celular, sem precisar gastar com ligações. Além disso, também tem a opção de pagamento através do cartão de crédito, sem precisar ter dinheiro na hora da corrida para pagar o motorista. Clique aqui e veja como funciona!

iOnRoad
Já pensou em equipar seu carro com um sistema com funções dignas de um modelo de luxo? Essa é a promessa do iOnRoad, que usa câmera, GPS e sensores do smartphone para fazer o monitoramento do veículo que está à frente, oferecendo diversas funções como: alerta de colisão frontal; aviso de mudança de faixa; alerta de excesso de velocidade; leitor de mensagens SMS; redirecionamento de chamadas para o alto-falante ao dirigir. A versão Lite, gratuita, está disponível apenas para Android.

ionroad_3

Car Locator
Muito útil para os mais distraídos, este aplicativo memoriza o local em que você deixou o veículo estacionado. Basta o usuário marcar sua posição e, quando quiser retornar, basta acessar o aplicativo de onde estiver para receber a indicação de onde o veículo está – incluindo o melhor caminho e o tempo previsto para chegar até lá.

Disponível apenas para Android. Quem tem dispositivos com iOS pode optar pelo Car Finder, que tem funções idênticas e também é gratuito.

Torque
Para quem tem familiaridade com a parte técnica de um automóvel, esteaplicativo é garantia dados preciosos e, também, muita diversão. Torque oferece diagnóstico completo do motor do veículo através da leitura dos dados da unidade de controle eletrônico (ECU) e informa várias  informações como a média de consumo de combustível, potência máxima desenvolvida, se há algum tipo de falha que esteja prejudicando o desempenho e tempo de aceleração de 0 a 100 km/h.

DSCN0055

Disponível para Android, algumas das funções estão disponíveis apenas na versão paga, que custa R$ 11,95. Para os usuários de iPhone, a alternativa é o Dash Command (disponível apenas na versão paga, de US$ 9,99), que tem lista de funções igualmente generosa. Mas, atenção: para que os aplicativosfuncionem, é necessário sua conexãonecessária sua conexão a um dispositivo Bluetooth OBD2, que deve ser plugado em seu compartimento específico (geralmente abaixo do painel, do lado do motorista).

Carrorama
É um verdadeiro assistente para ajudá-lo a cuidar do carro. Este app permite a entrada de vários automóveis e motos, com informações personalizadas sobre a manutenção de cada um. Um dos recursos mais interessantes é o mecanismo de controle de gastos com combustível, como qual é possível avaliar o gasto médio por quilômetro rodado e verificar se está sendo mais eficaz rodar com etanol ou gasolina, no caso dos flex. Além disso, todas as despesas relativas ao carro (parcelas de financiamento, revisão, multas) podem ser relatadas e atreladas a um lembrete, de modo que o proprietário não se perca em meio às tantas contas do dia a dia.

Bla bla Car
Vai viajar? Precisa de uma carona? Ou quer dividir a gasolina com alguém em sua viagem? O app do Bla Bla Car oferece isso. Para pegar carona, basta se cadastrar pelo site ou aplicativo, de graça, e indicar a cidade para onde quer ir com a respectiva data. Se não houver ninguém com viagem prevista para o seu destino ou a data não coincidir com a de nenhum motorista, você pode acionar um alarme que o comunicará por e-mail se aparecer a trip desejada.

BlaBlaCar-1-

Como motorista, os interessados em dar carona também se inscrevem gratuitamente e informam o itinerário da viagem, a data e o horário de saída, o modelo do automóvel, o número de assentos disponíveis e o ponto de encontro. Criado em 2006 na França, é um mediador de caronas rodoviárias pagas, combinadas previamente entre motoristas e caroneiros pelo app ou pelo site da BlaBlaCar. Tem 25 milhões de usuários em 22 países.

Waze
Um dos mais populares aplicativos entre os motoristas que não querem ficar presos nos congestionamentos das grandes cidades. O Waze busca oferecer os caminhos que façam o usuário chegar ao seu destino no menor tempo, valendo-se de um sistema de monitoramento de trânsito em tempo real, indicando as melhores opções do momento. Um ótimo recurso é a possibilidade de comandar o sistema por voz – fundamental para evitar multas e evitar acidentes de trânsito.

Fonte: Revista Auto Esporte
Fotos: Divulgação