5 receitas simples de sopas funcionais para comer bem em dias frios

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/07/2017 - 14:07 - Atualizada em: 17/07/2017 - 14:12

Leves, nutritivas, práticas ou sofisticadas, as sopas conquistaram seu espaço, principalmente no inverno, quando se transformam num dos principais pratos da estação.

A sopa pode ir além de uma refeição saborosa. Basta possuir uma composição correta de ingredientes que podem trazer diversos benefícios à saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda ou ganho de peso, por exemplo.

Encontramos esta matéria do UOL com receitas de sopas e resolvemos compartilhar por aqui. Clique aqui e veja a matéria completa, com os benefícios de cada receita.

Confira:

Sopa de Abóbora com Gengibre

sopa abobora com gengibre

Ingredientes: 300g de abóbora cabotiá; 2 copos (médios) de água; 2 ramos de alecrim fresco; 2 dentes de alho; meia unidade média de cebola; 1 colher (chá) de gengibre; 1 colher (chá) de óleo de canola; 1 colher (sopa) de sementes de linhaça dourada moída.

Modo de Preparo: picar a abóbora e colocá-la para cozinhar em uma panela com pouca água, até que fique macia; deixar esfriar e bater no liquidificador com a própria água do cozimento até obter uma consistência de um creme; picar a cebola, ralar gengibre e amassar os dentes de alho. Reservar por 10 minutos para que os compostos funcionais do alho sejam ativados; em uma panela colocar o óleo de canola para dourar a cebola e o dente de alho amassado; acrescentar o creme de abóbora e deixar cozinhar por 10 minutos; juntar o gengibre ralado e acrescentar o sal e o alecrim fresco; cozinhar em fogo médio por mais de 10 minutos, mexendo às vezes; desligar o fogo, deixar esfriar um pouco. Antes de servir, adicionar uma colher (sopa) de sementes de linhaça dourada moída. Rendimento: 1 a 2 porções.

Sopa de legumes com semente de linhaça

sopa-inhame-com-linhaca

Ingredientes: 3 inhames descascados e picados; 300g de abóbora cortada em cubos; 1 cenoura grande cortada em cubos; 1 cebola média picada; 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido; 300 g de espinafres frescos; 3 colheres (sopa) de farinha de linhaça; 2 colheres de azeite de oliva. Tempero a gosto.

Modo de preparo: descasque e corte em cubos a abóbora, o inhame, a cenoura e a cebola. Cozinhe cada um deles em uma panela com água e sal. Depois de cozidos, triture a abóbora, a batata, a cenoura, a cebola e junte o azeite de óleo de oliva. Junte os espinafres e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Acrescente ao final da preparação a farinha de sementes de linhaça.

Sopa de batata com cenoura

sopa batata cenoura

Ingredientes: 5 batatas grandes; 2 cenouras grandes; tempero a gosto; 1 cebola e meia grande picada; coentro.

Modo de preparo: cozinhe as batatas, as cenouras e o tempero. Bata no liquidificador e em seguida deixe cozinhar e acrescente o coentro. Está pronta para servir.

Sopa de mandioquinha

sopa mandioquinha

Ingredientes: 500 g de mandioquinha sem casca; 1 cebola pequena; 1 colher (sobremesa) de margarina light; 2 cubos de caldo de legumes; 1 litro de água; cebolinha (para decorar).

Modo de preparo: cozinhe a mandioquinha por 15 minutos na panela de pressão. Em uma panela à parte, refogue a cebola na margarina e acrescente o caldo de legumes dissolvido na água. Deixe ferver e, em seguida, bata no liquidificador junto com a mandioquinha cozida. Coloque a mistura numa panela e leve ao fogo baixo até engrossar. Decore com a cebolinha na hora de servir

Sopa com talo de brócolis

sopa talo brócolis

Ingredientes: 1 colher de sopa de cebola; 1 colher de sopa de óleo; 3 xícaras talos de brócolis; 3 xícaras de batata; 1 tablete de caldo de galinha; 5 xícaras de água; 2 colheres de sopa de salsa; croutons; 4 fatias de pão de forma; 2 colheres de sopa de azeite; 1 colher de chá de orégano; 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo: doure a cebola no óleo, junte os talos de brócolis e refogue. Acrescente a batata, o caldo de galinha e a água. Deixe cozinhar até ficarem macios. Bata no liquidificador e engrosse. Acrescente a salsa. À parte, faça um refogado com os ingredientes e acrescente o creme. Para os croutons: corte o pão de forma em cubinhos, misture os demais ingredientes e asse em forno pré aquecido. Sirva os croutons com a sopa quente.

Fonte: UOL