Se Joinville é a dita “capital da dança”, então é de se esperar que o Dia Mundial da Dança (29 de abril) tenha por aqui celebrações especiais, quiçá grandiosas. As ações programadas não chegam a tanto, mas também estão longe de deixar a data passar em branco, oferecendo aqui e ali eventos ao longo dos últimos dias e culminando com um fim de semana e tanto para os amantes da dança.
A Escola Municipal de Ballet passou uma semana intensa de atividades especiais e finaliza as comemorações com duas apresentações no Teatro Juarez Machado. Na sexta (27), às 19h30, alunos de balé e jazz, de todas as séries, mostram o resultado das aulas. Já no sábado (28), às 18h, os grupos de alunos que representam a escola em eventos e apresentações dividem o palco com outros grupos de Joinville, com coreografias de balé, jazz, hip hop e dança de salão.
Ainda no sábado, a Anacã – Associação dos Grupos de Dança de Joinville organiza um flash mob reunindo mais de 50 dançarinos da cidade, dos mais diversos estilos. A ação acontece às 12h30 na praça de alimentação do Shopping Mueller, e é claro que todo mundo está convidado a se jogar na coreografia.
No domingo, a coisa pega fogo na rua das Palmeiras, onde das 15h às 18h acontece a primeira (de oito programadas) edição do Dançando na Rua, organizada pela Mais Cultura e com apoio do Simdec. Os professores Fábio Simões (dança de salão) e Jhon Helder (danças urbanas) vão comandar aulas, que serão seguidas de atividades práticas. O DJ Mazinho garante a trilha sonora.
Para fechar, o domingo conta com a primeira edição do ano da Mostra Dança Joinville. Novamente no Teatro Juarez Machado e assinado pela Anacã, o evento terá 17 grupos em cena, com 26 coreografias na agulha, divididos em duas sessões: infantil, às 17h, e adulto, às 19h. Finalizada a segunda sessão, a companhia de dança do campus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) apresenta um miniespetáculo de danças urbanas.
Os ingressos estão à venda com os grupos participantes. Eles também poderão ser comprados na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada sessão, a R$ 20 (inteira).
Ah, e não podemos esquecer que no domingo acontece o lançamento do Desafio Cidade que Dança (foto acima) – será às 20h, no Restaurante Casa do Capitão. Já a competição de dança de salão está marcada para 20 de julho, na Sociedade Harmonia-Lyra. As inscrições podem ser feitas por AQUI.
Foto no alto: Alceu Bett