Malhação: conheça o catarinense que interpreta um adolescente alcoólatra na novela da Globo

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/06/2017 - 08:06 - Atualizada em: 06/06/2017 - 11:09

Você provavelmente já deve ter assistido “Malhação”, não é mesmo? Nem que tenha sido por um mero instante, mas com certeza, sim. Há 22 anos no ar, a novela teen faz sucesso narrando os dramas e conflitos dos adolescentes brasileiros. Famosa por revelar grandes talentos da televisão, a série é vista como uma porta de entrada para os jovens atores.

Essa também é a visão do Vinicius Wester, catarinense natural de Indaial, que interpreta o adolescente Maurício Bernardo, o “MB”, na temporada que estreou em maio desse ano. O personagem de Vinicius é um garoto rebelde que, em algum momento da trama, vai se envolver com o alcoolismo.

170427_ENSAIOS_9762-Edit

Vinicius interpreta um “bad boy” na novela da Globo | Foto de Ricardo Penna

Para ele, a experiência tem sido desafiadora, mas satisfatória. “Me sinto honrado, pois sempre quis estar nesta novela”, conta. “O personagem foi um presente e tenho me dedicado ao máximo para dar o meu melhor e fazer um trabalho de muita qualidade”, completa.

Escrita por Cao Hamburger e com direção de Paulo Silvestrini, a temporada atual traz uma linguagem diferenciada das edições anteriores. Pela primeira vez, “Malhação” é ambientada em São Paulo e não tem um casal como protagonista.

O enredo da nova temporada, intitulada “Viva a Diferença”, gira em torno da amizade de cinco garotas que se conhecem num metrô, quando uma delas entra em trabalho de parto. A proposta é abordar a diversidade de classes, de etnias e também de opiniões através dessa amizade inusitada.

Nova temporada de Malhação é focada na diversidade

Nova temporada de Malhação é focada na diversidade

Para garantir uma vaga na novela, Vinícius teve que passar por uma etapa de testes e workshops. No início de janeiro, o catarinense soube que estaria escalado para viver o intenso Maurício Bernardo. Porém, essa não é a primeira experiência de Vinicius em “Malhação”.

Em 2016, Vinicius fez uma pequena participação contracenando ao lado de Lucas Lucco e Pamêla Tomé. Quem assiste a série e vê ele brilhando na programação global, nem imagina o quanto o ator se preparou para encarar seu primeiro papel de destaque.

2042249-o-musico-mb-e-vivido-por-vinicius-wester-opengraph_1200-2

Essa não é a primeira vez que o ator aparece em Malhação

Foram seis anos de estudo e dedicação para que ele pudesse sair do interior de Santa Catarina para investir em uma carreira de ator no Rio de Janeiro. A carreira de Vinícius teve início ainda em solo catarinense, quando ele participou de grupos de teatro e de produções audiovisuais independentes.

Seu primeiro papel num longa nacional foi em “Lua em Sagitário”, lançado no início deste ano. Assista ao trailer:

Nossa extensa fonte de redes e contatos (oooopa!) tinha o Vinícius ao alcance, e tendo essa oportunidade, resolvemos bater então um papo com o ator que agora estrela em rede nacional. Acompanhe:

5 perguntas que fizemos para o Vinicius Wester, o catarinense que tem brilhado em “Malhação”

1 – O que você acha do foco dessa temporada ser voltado para a diversidade?

Penso que é um tema totalmente necessário. Acredito que “Malhação” seja um espelho da adolescência e é importante dar voz aos jovens, ainda mais no momento atual do país.  Acredito que o nosso programa não veio para mostrar nem menos e nem mais, mas sim a realidade do que vem acontecendo com o Brasil. O Cao tem conduzido isso perfeitamente junto com o Paulo Silvestrini.

2 – Qual a sensação de interpretar um garoto rebelde?

Desafiador, né? O MB é muito intenso, inconsequente, totalmente diferente de mim. Tenho aprendido todos os dias com ele, mas acho que o grande problema da ”rebeldia” dos jovens é que eles não são ouvidos. O jovem tem muito o que falar, o MB por exemplo, carrega um conflito mal resolvido com os pais. Acredito que ele busca ser ouvido através das suas atitudes e também da sua música.

3 – Você interpreta um personagem que vai se envolver com o alcoolismo. Qual a importância desse assunto?

Urgente! Acho muito bom quando um personagem de TV aborda um tema como esse. O alcoolismo é um problema e precisa ser discutido. Hoje, 19% dos jovens brasileiros são dependentes químicos, isso é um número altíssimo.

4 – Quais são seus sonhos e projetos daqui para frente?

Tinha o sonho de fazer o que estou fazendo agora. Hoje, só peço a Deus para que me capacite para que eu possa continuar vivendo o MB. Estou 100% focado em “Malhação”.

5 – O que você diria para quem também tem o sonho de ser ator?

Estude muito e acredite que é possível. Ser ator não é nada fácil, você precisar estar preparado. E um conselho que recebi há alguns dias da Cassia Kiss: consuma, vá ao teatro, assista a filmes e séries. Seja o público também porque você aprenderá muito.

——

Para acompanhar o trabalho do Vinicius Wester em “Malhação”, é só ligar a TV na Rede Globo, de segunda a sexta, sempre nos fins da tarde. Você também pode seguir o ator catarinense no Instragram clicando aqui.

Por: Leonardo Koch

Foto destaque: Divulgação, TV Globo / Mauricio Fidalgo