5 opções de eventos culturais no fim de semana em Florianópolis

Por: Emilly Leal

26/04/2018 - 11:04

Com o final de semana chegando é sempre bom ficar de olho nos eventos culturais que rolam na Capital, por isso, fizemos uma lista das principais festividades, com várias opções gratuitas, para aproveitar e se jogar.

 

1 – BATALHAS DE RAP

 

Para quem gosta de um som ao vivo e algo mais independente, em todos os cantos da Ilha acontecem Batalhas de Rap, que une jovens e adultos que buscam liberdade de expressão, a principal caracterização desse estilo musical configurado como poesia cantada.

Batalha da Alfândega: Toda quinta-feira, as 19h, no Largo da Alfândega, no centro da Capital, ao lado do Mercado Público;

Batalha da Costeira: Toda Quarta-feira, as 19h, do lado da pista de Skate da costeira;

Batalha da Armação: Nessa sexta-feira (27), as 19h, na beira mar do centrinho da armação, descendo a rampa.
Batalha do Norte: Nesse domingo (29), as 19h, no trapiche de canasvieira, junto com um Pocket Show do Lupatto.

Todas as batalhas ocorrem ao ar livre, sem valor de entrada, além de que comidas e bebidas apenas nos estabelecimentos da região do evento.

 

2 – MOVIMENTO CORPORAL

 

Florianópolis é uma das capitais que mais se movimenta quando o assunto é exercícios e para os fitness de plantão ou para quem gosta de sair de casa no dia a dia, em fins de semanas, têm opções para todos os gostos.

Aulão de Alongamento e Relaxamento: Nesse sábado (28), as 14h30, no Jardim Botânico de Floripa, uma aula focada para as mamães, elaborada pelo fisioterapeuta William Abreu, com técnicas de como levantar e segurar os pequenos para evitar problemas. O aulão também oferecerá lanches, suco e água.

Urban Nigth Walk: Nessa sexta-feira (27), as 21h, acontecerá uma Caminha Noturna Urbana, o trajeto consiste em fazer a volta no Morro da Cruz, começando no trapiche da Beira Mar Norte, depois dar a volta no túnel Antonieta de Barros, passar pela UFSC e finalizar no trapiche novamente. É uma caminhada de nível fácil, para quem tem bom condicionamento físico, de 17km, com duração de quase duas horas.

Yoga no Jardim Botânico de Florianópolis: Nesse sábado (28), as 10h, prática de Hatha Yoga no Jardim Botânico de Florianópolis, no Itacorubi, aberta para todos os públicos. Uma instrutora irá conduzir a aula.

Dia Internacional da Dança Floripa: Nesse domingo (29), na Lagoa da Conceição, várias oficinas, debates, exposição, performances, espetáculos, rodas e muito mais, estará acontecendo em prol do Dia Internacional da Dança. Serão 12 horas de programação gratuita, das 10h às 22h.

 

3 – ARTE PELA ARTE

 

A Ilha da Magia é um local que respira arte todos os dias e não tinha como faltar opções culturais para se inspirar nesse fim de semana, aquele evento para quem gosta de se emocionar e apreciar o talento de tantos artistas que comparecem na Capital.

Espetáculo Teatral “Maria, a Madalena”: BAPHO Cultural apresenta “MARIA, a MADALENA”, junto com o Círculo Artístico Teodora, no Campeche, local da apresentação, as 21h, nesse sábado e domingo. O espetáculo propõe repensar sobre a figura dessa mulher que foi o equilíbrio do masculino e do feminino, tanto na representação do amor quanto na devoção.

Pinhole Day Floripa: Evento internacional criado com o objetivo de promover e celebrar a fotografia pinhole, nesse domingo (29), as 14h, no Parque Ecológico do Córrego Grande (Horto Florestal). O foco é difundir os processos fotográficos artesanais, através de diversas oficinas e ações abertas ao público.

Floripa Tap 2018: O Festival Internacional de Sapateado, que irá reunir profissionais de várias regiões do país e que veem de fora também. Começa nessa sexta (27) e vai até dia 01 de maio, com uma programação que passa por apresentações paralelas no Jurerê Open Shopping, oficinas práticas no SESC Cacupé e Noite de Gala no Teatro Ademir Rosa, que fica no CIC.

XV com Arte: Apresentação do grupo Dominó Cigano, na Praça XV, ponto histórico de Floripa, com a coreógrafa Silvia Bragagnolo, nesta quinta-feira (26), das 12h30 às 13h30, trazendo uma difusão da arte cigana. Projeto da Prefeitura, organizado pela Secretária Municipal de Cultura, com o objetivo de estimular a produção e divulgação artística local.

 

4 – UM SOM BOM

 

 

A Capital sabe também como é apreciar um bom som e o que têm de sobra por aqui são belas melodias. Para quem curte uma apresentação de música ao vivo, tem opção para todos os gostos.

Turnê Coração: Nesta quinta (26), as 21h, Johnny Hooker, cantor de MPB, se apresentará pela primeira vez na Capital, no CIC, para lançar seu novo álbum, o disco Coração. Os ingressos são adquiridos online ou direto na bilheteria do teatro.

Jurerê Jazz Festival: Nesta quinta-feira (26), as 20h30, também se dá a largada do festival de Jazz que vai acontecer em Jurerê, com uma programação que vai até dia 13 de maio. Um evento em tanto para quem gosta e curte um bom jazz music.

Embalos de Sábado à Tarde: Dia 28, as 15h, no Tralharia, uma tarde de muito barulho com cerveja artesanal e apresentação do trio de jazz Os Respeitáveis, além do DJ Gustavo Monteiro, para dar ritmo ao sábado.

 

5 – GEEKS E SOCIAL

 

Outros eventos maneiros, que são tão bons quantos os citados anteriormente, aqui tem de tudo um pouco que é para se jogar mesmo e aproveitar.

Comicon: Nos dias 28 e 29, no Centro Sul, acontece a COMICON, evento de cosplay mais famoso, tanto nacionalmente, quanto internacionalmente. O mesmo trará mais de 90 artistas renomados, algum deles já trabalhado para editoras como Marvel e DC Comics. Além de palestras com personalidades e os Youtubers Pipoca & Nanquim.

Macarronada Solidária: Nesse sábado (28), as 11h, a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) promove o almoço da Macarronada Solidária. Além do prato tradicional italiano, haverá também música ao vivo com a Banda Tocaia. O valor do ingresso é $25 reais, que pode ser adquirido antecipadamente ou no dia do evento, na sede da Associação.

 

E aí, com tantas opções, já sabe qual programação escolher para esse final de semana?