Nova Iorque, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo são algumas das cidades que já foram homenageadas musicalmente. Como grandes centros urbanos, não é de se espantar que virem tema de músicas que falam sobre as virtudes de cada lugar.

Porém, não são apenas as metrópoles que ganham versos cantados. Jaraguá do Sul, por exemplo, também serviu de inspiração para músicas de todos os gêneros. Dúvida? Dá uma espiada na nossa lista:

1. Os 3 Xirus - Linda Catarina

A mistura de música nativista e ritmos germânicos da banda Os 3 Xirus celebra Jaraguá do Sul na música "Linda Catarina", que narra a busca por um amor perdido. Veja o verso:

"Meu coração tava chorando, saudade daquela menina / Resolvi ir procurá-la lá em Santa Catarina / Saí do sul e fui direto pra região de Jaraguá / Passei Joinville e Blumenau, não a encontrei por lá"

2. Banda Patifaria - Pablito

A banda de rock jaraguaense homenageou a terrinha na música "Pablito". A história narra as supostas aventuras de "Pablito Escobar" pela região. Veja o verso:

"Nos anos 70 veio de Medelin / Menino mirrado com seu mocassim / Chegando em Brasil, Jaraguá do Sul / Seu tio encontrou e ele lhe falou"

3. Banda 2001 - Frida (A Festa do Alemão)

Com a licença poética de fazer uma versão em "alemón" de "Pelados Em Santos" dos Mamonas Assassinas, a Banda 2001 lista as festas típicas que acontecem em Santa Catarina. Veja o verso:

"Em Blumenau a Oktober é sensacional / Jaraguá do Sul tem a Schützenfest e é muito legal / Em Igrejinha um chopp gostoso também vai rolar / Em Ivoti vamos nos divertir pois a Oktobfest é bom"

4. Danúbio Azul - Onde Está

A banda de música tradicionalista cita Jaraguá do Sul em "Onde Está", música que conta a trajetória de um apaixonado em busca de seu grande amor. Veja o verso:

"Perguntei em Pato Branco, eu fui até Beltrão / Pra buscar essa mulher que virou minha paixão / Em Santa Catarina, Balneário Camboriú / Fui até Jaraguá do Sul"

5. O Bardo e o Banjo - Angelina

A banda de folk e bluegrass O Bardo e o Banjo foi formada no ano de 2012, em São Paulo, e se destaca pelo uso de instrumentos como o bandolim, violino e, claro, o banjo. Eles visitam Jaraguá do Sul na música "Angelina". Veja o verso:

"Tomei um Chopp em Jaraguá do Sul / Toquei pra um porco em Botucatu / De Curitiba até Ilha Bela / Acampando no mato e bebendo com a galera"

Bônus

Provavelmente, ao ler o título dessa matéria, a primeira coisa que veio na sua cabeça tenha sido o trecho "Talvez esteja em Jaraguá, Joinville ou Blumenau, lá por Santa Catarina", não é?

"Vou Pra Santa Catarina" da banda Os Serranos é a música que cita Jaraguá do Sul mais conhecida por aí e todo mundo tem ela na ponta da língua.

Como a ideia era listar as canções desconhecidas do grande público, ela entra como bônus. Mas vale sempre ouvir de novo!

Bônus 2

E, claro, dificilmente vão conseguir fazer uma música tão bonita e que traduza tudo que Jaraguá do Sul é como o hino do município:

Quer receber as notícias no WhatsApp?