Você provavelmente já  conhece ou ouviu falar no Yoga. Um conceito muito antigo, ligado à filosofia hinduísta, que propicia saúde e bem-estar através da consciência corporal, força, flexibilidade, e equilíbrio da mente e do corpo. Mas o que chama a atenção para esta prática é que todos podem fazê-la, independentemente de sua idade ou capacidades físicas.
Gestantes, idosos, crianças… opa, sim, crianças! Muitos não sabem, mas o Yoga pode ser o responsável por uma infância mais tranquila e saudável. Os principais benefícios para os pequenos são: concentração, disciplina, autoconhecimento, aceitação e não violência. 
fcdb237652667be388113b01806f446c
Nós conversamos com a professora de Yoga Cibiane Amrain, que explicou como a prática influencia nos pequeninos.
1. Concentração: é trabalhada principalmente nas posturas de equilíbrio e força. É necessário foco para ficar bastante tempo em um pé só.
2. Disciplina: é trabalhado em todos os momentos, pois o "yogui" só se desenvolve se faz os exercícios corretamente.
3. Autoconhecimento: o yogui tem que saber até onde seu corpo está disposto a ir, e é preciso bastante introspecção para observar e respeitar esses limites. "Aceitar seu corpo e seus limites é fundamental para a prática. Não é porque o colega consegue fazer algo, que você tem que fazer igual; cada corpo se molda de uma maneira", diz Cibiane. 
4. Aceitação: a aceitação trabalha bastante com a rendição do ego. Ela explica que ninguém precisa ser melhor que ninguém, e todos somos melhores em algo.
5. Não violência: é aprender a respeitar seus limites, ter cuidado com o colega ao lado para que ninguém se machuque. É despertar o amor por todos os seres.
Um estudo da Universidade da Califórnia, de 2003, mostra que as crianças que faziam aula de Yoga com frequência demonstravam um aumento significativo de autoestima. O levantamento comprovou ainda que, além da boa forma, a prática gera melhorias na escola e até uma diminuição de problemas de disciplina. Isso porque os alunos se sentiam mais relaxados e com mais respeito pelos demais colegas.
Foto: divulgação/Sandrananda
Foto: divulgação/Sandrananda
De acordo com a professora Cibiane, as crianças podem começar a praticar a partir dos três anos de idade, antes disso é indicada a presença da mãe com o bebê. “Quanto mais o aluno fizer os exercícios, mais benefícios terá. Pode ser praticado em casa, mas desde que respeitando seus limites; o respeito com o nosso corpo é fundamental”, explica Cibiane.
As aulas são bastante lúdicas, com muito movimento, sons imitando animais, músicas e histórias. A respiração é a parte mais importante para a prática, e existem muitas formas de fazer os pequenos entenderem isso. Uma delas é sentir a barriga "encher e esvaziar com o ar", assim como um balão, usando apenas as narinas. “A gente fala pra elas que, quando o ar entra, ela enche e fica bem grande e quando sai, o balão fica vazio e a barriga bem pequenininha”, diz.
uol divulgação
Foto: Uol/divulgação
Os “yoguis”, como são chamados quem pratica Yoga, se cumprimentam com as mãos unidas em forma de oração na frente do peito e dizem para a pessoa a sua frente: “Namastê!” Que significa “Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti”.
Já com as crianças, como cada um tem sua religião e às vezes nenhuma, a frase muda para “a luzinha que brilha no meu coração, dá ‘oi’ para a luzinha que brilha no teu coração”.
Veja um exemplo de aula de Yoga com crianças, em reportagem feita pela TV Piá:
https://www.youtube.com/watch?v=Ndmpz3sa0ZA
Segundo Cibiane, no final da prática sempre tem o relaxamento e, com as crianças, pode ser trabalhado de diversos modos, desde fechar os olhos e escutar um mantra, até ouvir uma história ou fazer desenhos e pinturas.

Aula de Yoga gratuita em Jaraguá!

Tem opção gratuita aqui na cidade! Em dois domingos por mês, os jaraguaenses podem aproveitar aula de Yoga sem custo nenhum no Parque Malwee. O evento é aberto à comunidade e todos podem participar, desde as crianças até os vovós! Pra quem não conhece, este é o projeto "Viva Mais no Parque Malwee" realizado pela Unimed Jaraguá do Sul, em parceria com a Sandrananda Yoga e Meditação e o Parque Malwee.
Para participar, basta ter vontade e se juntar ao grupo! É indicado o uso de roupas leves, protetor solar e repelente. Pede-se, ainda, que os participantes levem água e, se possível, o próprio tapete para a prática.
Foto: divulgação/Sandrananda
Foto: divulgação/Sandrananda
Quando as crianças podem participar? Nos primeiros domingos de cada mês: 5/03 | 02/04 | 07/05 | 04/06 | 02/07 | 06/08 | 03/09 | 01/10 |  05/11 | 03/12. Com início sempre às 9h.
Já os terceiros domingos são dedicados somente à prática de adultos. Serão realizados nos dias: 19/02 | 19/03 | 21/05 | 18/06 | 16/07 | 20/08 | 17/09 | 15/10 | 19/11. Com início sempre às 9h.
Em caso de chuva, o encontro é transferido para o ginásio esportes do parque.
Foto de capa: divulgação