5 maneiras de ajudar o ecossistema no Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Divulgação.

Por: Emilly Leal

05/06/2018 - 16:06 - Atualizada em: 07/06/2018 - 15:21

Nesta terça-feira, 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente com o principal objetivo de chamar atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Pensando nisso fizemos uma lista de cinco atitudes diárias, que hoje mesmo podem ser concretizadas:

Os três R’s: Recicle, Reuse, Reduze

Simples e fácil, a dica é realizar a separação correta do lixo, tanto o orgânico, plástico, papéis até metais e alumínio para tornar possível o processo de reciclagem. Além de que em casa é viável a transformação do papel usado, em reciclado, ou mesmo utilizar os restos de alimentos e bagaços, como adubo em jardins e hortas caseiras. Assim economiza com fertilizantes e diminui a quantidade de entulho a ser descartado.

Não jogue também o lixo nas ruas, mesmo que seja mínimo, busque sempre descartar em local próprio, mais próximo ou leve junto para casa. Resíduos nas ruas causam poluição, doenças e, principalmente, o crescimento dos índices de enchentes.

Água é vida

Água é utilizada diariamente, a todo o momento, por vários motivos. Então tomar banhos mais curtos ou encher menos a banheira, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, instalar torneiras, chuveiros e descargas de baixo consumo, reutilizar a água da máquina de lavar, lavar o carro somente com baldes, instalar biqueira nas mangueiras para regular o fluxo de água, utilizar sabão biodegradável, irrigar as plantas somente quando necessário, são apenas algumas das ações que podem estar sendo feitas para economizar no dia a dia a água da melhor forma.

Desligue TUDO

Sempre que estiver em casa, desligue tudo que consome energia elétrica, isso vale para luzes, televisores, computadores, impressoras, além de instalar temporizadores nas lâmpadas, tirar os equipamentos da tomada, mesmo quando estiverem apagados, utilizar de um estabilizador para ligar várias coisas de uma vez com um só interruptor, ajudam a economizar essa tecnologia tão importante nos dias de hoje.

Além disso, uma dica é medir o gasto de energia através de equipamentos. Há diversos aparelhos que medem o consumo dos eletroeletrônicos e podem ser encontrados em lojas de ferramentas. Esses aparelhos também são úteis para informar se um eletro consome energia quando está desligado.

Consumo Consciente

Geralmente nos deixamos levar pelo consumismo e compramos várias coisas sem utilidade. Com isso, aumentamos a fabricação de diversos produtos e levamos ao uso excessivo e descontrolado dos recursos naturais.  Pergunte-se como suas compras estão afetando a vida das outras pessoas e a natureza.

Evite comprar coisas descartáveis, tudo que é usado apenas algumas vezes e depois jogado fora, se torna lixo acumulado. Preze pela durabilidade, quando for comprar algo, prefira produtos mais duráveis, de preferência, vitalícios. Compre produtos usados, além de evitar o excesso de produção, economiza dinheiro. Busque também levar sempre consigo a própria garrafa ou copo reutilizável, além de utensílios para comer e sacolas reutilizáveis.

Alternativas de transporte

Veículos automotores liberam muitos poluentes para a atmosfera, sendo assim, sempre que possível opte por ir a pé ou quem sabe de bicicleta, se o compromisso for próximo de casa. Outra alternativa também é gerar caronas solidárias, combinar com os amigos, colegas de trabalho, aquele vizinho que faz o mesmo caminho. É uma boa também utilizar o transporte público que a região disponibiliza, diminuindo o número de carros nas ruas, melhorando o fluxo de trânsito, além de ajudar a não poluir mais o ar do meio ambiente.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui

Região de Joinville – Clique aqui

Região de Florianópolis – Clique aqui