5 dicas simples para economizar o combustível do seu carro

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/05/2016 - 13:05 - Atualizada em: 16/05/2016 - 13:42

Tá caro, eu sei. A melhor forma de economizar o combustível é ir andando ou pedalando, eu sei. Mas o fato é que, com toda certeza, tem muita gente que como eu que precisa da charanga diariamente pra trabalhar, e além de todos os gastos com manutenção, IPVA, taxas, pedágios e blá-blá-blá, tem um gasto que ninguém escapa: O COMBUSTÍVEL.

É, irmão, desse aí não tem pra onde correr (afinal sem ele, teu carro não corre, hehe). Separei aqui algumas dicas de como você pode fazer para dar uma economizada nos gastos dele enquanto dirige, confere só:

1 – Calibre os pneus

Se você não calibrar os pneus constantemente, você poderá estar perdendo até 20% de combustível. Mantenha sempre os pneus calibrados, a direção alinhada e as rodas balanceadas.

2 – Evite dirigir em alta velocidade

Testes realizados no Centro de Pesquisas da Petrobras com diversos veículos, mostram que o consumo de combustível a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h. Dirigir em velocidade moderada é mais econômico e claro, mais seguro.

3 – Quando possível, estacione na sombra

E não é só por evitar aquele bafo quente dentro do carro quando você entra. Vamos a uma aulinha básica de ciências nesse tópico, o que acontece com o líquido quando ele é exposto a altas temperaturas? Qual a forma física do combustível? Êêê, isso aí amiguinho.

4 – Verifique as velas do seu carro periodicamente

As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros. Elas precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para modelo. E quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações.

5 – Atenção nos vidros e ar condicionado

Sim, eu sei que no verão jaraguaense é praticamente impossível andar com os vidros altos ou sem ar condicionado, mas saiba que andar com os vidros abertos altera o consumo de combustível, especialmente a estiver a mais de 80 km/h. E o ar condicionado aumenta em 20% o consumo do carro.

Agora me diz aí, tem imagem mais triste do que essa?

R.I.P. Granas :(

R.I.P. Granas 🙁