5 dicas que podem ajudar os cães a ficarem sozinhos quando os donos saem

Foto: Retirada da Internet

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

30/06/2021 - 14:06

Sabemos que na maioria das vezes é difícil para o animal ficar sozinho em casa sem o dono, por esse motivo que separamos uma lista com cinco dicas que podem ser úteis para você que sofre junto com o seu cachorro na hora de deixar ele sozinho em casa.

1. Passeie antes de sair

Levá-lo para passear antes de sair, pode ser uma boa alternativa, já que isso faz o animal gastar bastante energia acumulada. Além disso, brinque com ele ou faça ele brincar com outros cachorros. Isso, provavelmente, irá cansá-lo e pode ajudar muito na hora dele lidar com a sua saída.

Foto: Retirada da Internet

2. Ofereça petiscos

Uma dica que pode ajudar também é espalhar petisco pela casa e enquanto ele procura vai se distraindo. No mercado existem brinquedos de todos os tipos para o cachorro tentar pegar o petisco. Além de encontra na Internet alguns vídeos que ensinam a fazer brinquedos sem gastar nada, usando garrafas pet e tubos de papel higiênico, por exemplo.

Foto: Retirada da Internet

3. Saída teste e mudança de rotina

A saída teste consiste em dar uma volta de uns cinco minutos sem o pet. Isso o ajudará a entender que não está sendo abandonado e que você sempre vai voltar. A ideia é sair algumas vezes e ir aumentando o tempo ausente de forma gradual.

Mude a ordem de se arrumar (calçar os sapatos, pegar a bolsa, a carteira e as chaves), isso vai confundi-lo e evita a ansiedade que a sua rotina de sair lhe proporciona. Eles são espertos e, geralmente, gravam nossas atitudes rotineiras.

Foto: Retirada da Internet

4. O que fazer na hora de sair?

No começo pode ser doloroso, mas a orientação é ignorar o animal por uns 15 minutos antes de sair. Isso não tem nada de cruel, despedidas longas e entusiasmadas, podem deixá-lo ainda mais ansioso. A atitude emotiva pode dar a entender que você também sofre ao ficar longe dele.

Ao invés disso, sai de casa com naturalidade e faça disso uma rotina, assim ele vai entender que não há motivo para tensão. Na hora da despedida usar comandos, como “fica” e “senta” podem ajudar.

Foto: Retirada da Internet

 

5. O que fazer ao chegar em casa?

Assim como na hora de sair evite dar atenção para o cãozinho de imediato, porque ele pode ter feito algo de errado no tempo que você ficou fora e reagir com beijos e abraços vai fazer ele entender que você aprova o que ele fez. Apenas faça contato visual, o cumprimente e interaja somente quando ele estiver menos agitado.

© A Dog’s Purpose/Dreamworks Pictures and co-producers

 

Bônus

Dicas para passear no inverno

É importante manter a atividade física no inverno, mas é melhor evitar fazer caminhadas com os pets muito cedo ou à noite. Os melhores horários são no fim da manhã ou no começo da tarde, quando dá até para aproveitar um solzinho durante o passeio. Nos horários mais quentes do dia, eles também estarão mais dispostos para brincar.

 

Local adequado para dormir

O melhor é deixá-lo dentro de casa, mas caso isso não seja possível, escolha um local no exterior onde não tenha correntes de ar e ele possa se abrigar da chuva. É importante deixar mantes ou cobertores de tamanho adequados para seu bichinho dormir e também sobre o sofá e espalhadas nos locais onde seu cão ou gato gosta de ficar deitado. Certifique-se que as portas e janelas estão fechadas, principalmente à noite.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).