Sabe aquele evento que todo cachorro adora para poder sair, passear e se divertir? Então, mais uma edição da Cãominhada ocorre neste domingo (28), em Blumenau!
Sem dúvida, é diversão garantida para todos! Mas precisamos lembrar dos cuidados necessários para que nada de errado aconteça.
É por isso que o médico veterinário André Della Giustina dos Reis, 34 anos, trouxe cinco dicas para aqueles que vão participar (e até mesmo para quem não vai, porém tem um pet). Confira!

Foto Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau
1) Esteja com as vacinas do seu pet em dia
Em um local onde a concentração de cães e pessoas é muito elevada, devemos lembrar sempre que os riscos de contaminação também aumentam. Ter as vacinas dos cães em dia é fundamental para a segurança de todos que participam do evento, sejam animais ou humanos.
Começando pelos filhotes. Levar cães que não completaram o quadro vacinal para o passeio é errado e coloca todos em risco! Para cogitar levar o animal a locais com muitas pessoas, é indispensável as vacinas polivalente e raiva, assim como outras importantes.
2) Fique atento ao clima
Calor excessivo, ventos fortes, chuva, frio e clima seco (lembre-se que cães tem o focinho mais próximo ao chão e isso pode interferir na qualidade do ar que respiram). O clima tem interferência direta na saúde deles. Um dos principais problemas é o piso muito quente que, além de desconforto, pode ocasionar sérias queimaduras.

Foto Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau
3) Respeite o fenótipo do seu cãozinho
Os milhares de anos de evolução dos cães trouxeram inúmeras peculiaridades e é nosso dever entender e respeitar cada uma delas. Seja de raça ou “misturinha”, cada cachorro tem um biotipo único e nem sempre adequado às atividades que nós queremos. Se seu cão tem pernas curtas, tortas, nariz pequeno ou achatado, isso deve ser levado muito em conta na hora de pensar nas atividades. Participar da Cãominhada todos podem, mas nem todos poderão cãominhar todo o trajeto.
4) Não esqueça do vermífugo
Durante um encontro desses, ocorrerão muitos contatos diretos e indiretos entre cães. Com cheiradas, lambidas na boca, lambidas de rabo e por aí vai. Pulgas, carrapatos, piolhos, vermes, ácaros, fungos, bactérias e uma infinidade de microrganismos são alguns dos prováveis contatos que seu cão terá durante o encontro. Por isso, os vermífugos orais ajudarão não só na prevenção, mas no combate a problemas futuros. Certifique-se de que seu cão foi desverminado antes e depois de um evento deste porte.
5) A socialização
Último, mas não menos importante: a socialização é um dos grandes propósitos da vida e a Cãominhada é uma excelente oportunidade. Aprender métodos e cuidados básicos de socialização faz muita diferença na qualidade do relacionamento. A maioria dos proprietários de cães não assume sua parcela de responsabilidade no comportamento do animal quando este é indesejado, e esta culpa fica evidente durante o convívio social.

Foto Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau
Conhecer qualidades e defeitos do temperamento de seu cão e estar pronto para responder a eles é um processo também de autoconhecimento. É uma oportunidade para se moldar como ser humano tendo ajuda de seu melhor amigo. Os problemas comportamentais são sem dúvida os mais visíveis em um evento coletivo e, por isso, é uma oportunidade de ouro a todos que sabem que são responsáveis por seus cães.
É nossa responsabilidade entender e reagir a cada comportamento do animal de forma correta, e a complexidade deste desafio é o que torna cada relação tão única.
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui
- Região do Vale Europeu – Clique aqui