Não importa o tamanho do seu sonho, mas a vontade de realizá-lo. Aprovado em 10 faculdades pelo Brasil, o jaraguaense Vanderson Mayron Granemann Antunes, de 20 anos, hoje comemora por ser o mais novo calouro do curso de medicina.
Estudei minha vida toda em escola pública, venho de uma família humilde e tive que trabalhar pra pagar meu cursinho. Muitas dificuldades apareceram na minha frente, financeiras, emocionais e psicológicas. Fui reprovado em várias provas, pensei em desistir de tudo e escolher outro curso. Mas fiz o contrário, usei tudo isso como motivação pra me erguer e seguir a diante. No fim tudo vai valer a pena e você vai concluir que faria tudo de novo só pra aproveitar mais um pouquinho esse gostoso momento de felicidade.
Natural de Otacílio Costa (SC) - radicado em jaraguá do Sul há 15 anos -, ele se considera jaraguaense de coração. Estudou na E.E.B Prof. José Duarte Magalhães até o terceirão do Ensino Médio, e seguiu com os estudos em cursinhos pré-vestibular, por mais três anos, em Jaraguá e Santa Maria (RS).

Leia mais: Jaraguaense é aprovado em cinco vestibulares de medicina

Cursar medicina é um sonho antigo do jovem, tanto que não consegue se imaginar fazendo outra coisa, por isso ele tinha uma rotina intensa de estudos. No último ano ele acordava cedo, passava o dia todo no curso e, quando chegava em casa, começava a revisar o conteúdo do dia. Fins de semana e feriados, quando não tinha aula, ele reservava para resolver provas de diversas universidades.
Mas não foi só isso, o Vanderson teve que ser persistente. Contou com a ajuda dos amigos e, principalmente da família, a mãe Maria dos Prazeres Granemann, 56 anos, e do irmão Jeferson Tiali Antunes, 35.
Vanderson estudou na Fleming Medicina, que fica em Santa Maria (RS) e dedicou cada tempinho do seu dia aos estudos. (Imagem: reprodução)
Vanderson conquistou uma bolsa integral para estudar na Fleming Medicina, que fica em Santa Maria (RS). (Imagem: reprodução)
E pra ajudar quem já está programando em fazer o próximo vestibular, ele nos deu dicas que ajudaram garantir o seu sucesso. Confira:
1. Dedique-se exclusivamente aos estudos
Para ele foi muito importante abdicar de muitas coisas, como sair todo fim de semana; pois quem quer passar em um curso muito concorrido, como Medicina, é essencial ter tempo pra estudar. "Mas, lógico, também somos humanos e algumas vezes é bom dar uma escapadinha e aliviar a cabeça", comenta.
2. Foque mais no conteúdo do que nas questões das provas
"Quem quer passar no vestibular, é importante concentrar os estudos mais na teoria. Sabendo bem essa parte, qualquer prova que vier não vai conseguir te derrubar. Por isso, leia muito, faça diversos resumos, assista vídeo-aulas, palestras e debates."
 3. Encontre o melhor jeito de aprender
Adquirir conhecimento é algo muito subjetivo e relativo, pois cada um tem um jeito de aprender. "Tem gente que tem memória visual, precisa ver para aprender, outras têm memoria auditiva e adquirem conhecimento escutando outros. Eu, particularmente, aprendo escrevendo, fazendo muitos resumos, assistindo a aula e anotando tudo que o professor diz. É essencial que cada um descubra o seu método e o utilize a seu favor", completa.
4. Resolva provas dos vestibulares anteriores que deseja ser aprovado
Como já disse, a teoria é muito mais importante que a prática, mas ela também é necessária. Afinal, cada faculdade tem um estilo de questões e linguagem, e muitas vezes repetem os mesmos assuntos e conteúdos. Então, quando você resolve provas anteriores, no dia do teste você se sente muito mais seguro e confiante, pois nada vai ser uma surpresa pra você.
5. Nunca desista do seu sonho
A dica é: "encontre sempre motivos que te façam ir em frente, te ergam quando você cair e que jamais te deixem desistir do teu sonho. E se a vontade de chutar o balde surgir, lembre-se do que realmente quer."
-
*Ele foi aprovado nas seguintes faculdades: Uniplac (Acafe), Univille (Prouni), UFPI, UCS, Univille (Acafe), UPF, UFSC, UFPR, Univates e USP; esta última ficou na 5ª colocação, através da nota do Enem 2016 (823 pontos) no processo seletivo para universidades públicas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
E a escolha já foi feita! Na quinta-feira (2), ele estará na USP (Universidade de São Paulo) para fazer a matrícula. A instituição é a única universidade brasileira de medicina que esta entre as cem melhores do mundo.