5 dicas de como fazer sua própria horta agroecológica

Por: Elissandro Sutil

18/03/2019 - 09:03 - Atualizada em: 18/03/2019 - 10:15

Se você é daquelas pessoas que adora ter suas saladas e temperos fresquinhos, mas não tem um espaço de terra muito grande ou até mesmo mora em um apartamento e não tem onde plantar, fique tranquilo, pois te daremos algumas dicas de como você mesmo pode fazer sua horta em casa.

Essas dicas são da agroecologista, professora da Namu Cursos e da Escola de Botânica de São Paulo. Em 2017 ela visitou quatro países da América Latina (México, Guatemala, Cuba, Colômbia) pesquisando e escrevendo sobre projetos de agricultura urbana e permacultura. Confira as dicas:

1. Luz natural

O primeiro passo é escolher um local onde tenha bastante luz natural, seja uma laje de casa, o quintal, uma varanda, um cantinho dentro de casa que pegue luz do sol ou até mesmo o para peito da janela. O importante é que o sol alcance essas plantas e que você passe pelo local para não esquecer delas.

2. Recipiente

Um dos pontos a serem ressaltados em uma horta caseira é que não precisa ter terra no chão, como estamos acostumados. Como você vai fazer ela em casa, é possível usar praticamente qualquer recipiente: caixotes de feira, baldes, plásticos, caixas de isopor, gavetas velhas e outros materiais. Seja criativo na hora de escolher.

3. Espécie adequada

Escolha plantas que você ou alguém da sua casa goste, não adiante plantar algo só porque é bonito. Além disso você dele levar em consideração o tempo que aquela planta precisa de sol por dia, se a sua casa não pega muito sol, procure plantas mais resistentes.

4. Cuidado com o solo

O solo precisa estar sempre coberto com palha, folhas secas e restos de poda. Aquele que fica exposto perde a umidade. Além disso, a ação bactericida do sol atrapalha os microrganismos, responsáveis por torná-lo rico em nutrientes.

5. Cuidados regulares

Se você já tem ou teve alguma plantinha, sabe que é preciso regala todos os dias, mas cuidado para não exagerar na quantidade de água, pois isso pode prejudicar a planta. Também é importante aduba-la de vez em quando, a cada 20 dias a terra precisa ser revestida com composto orgânico, humus de minhoca ou bokashi.

Aproveite as dicas e faça sua horta caseira para consumir os alimentos fresquinhos.

Com informações da assessoria de imprensa.

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!