5 coisas que você não pode perder na Festa Pomerana

Por: Elissandro Sutil

12/01/2017 - 10:01

Durante dez dias, a cidade de Pomerode vai reunir toda riqueza da cultura alemã, celebrada em meio a muita música, dança, chope, gastronomia e diversão para todas as idades. Nesta quinta-feira (12), começa a 34ª edição da Festa Pomerana. A abertura está marcada para as 20h, no Pavilhão de Eventos da cidade.

Quem for visitar a festa vai encontrar muitas novidades, entre elas o próprio pavilhão, que será temático e receberá a instalação de casinhas, formando uma vila alemã. Além disso, a gastronomia vai atender todos os públicos, com a venda de lanches vegetarianos e especializados para quem tem intolerância à lactose e glúten. E para as crianças vai ter um parque de diversões.

Foto: Daniel Zimmermann/divulgação

Foto: Daniel Zimmermann/divulgação

O evento ainda traz uma nova categoria para o Concurso de Delícias da Tradição Alemã, na qual vai eleger a melhor cerveja caseira. Clique aqui para ver a programação completa.

Mas se você quer ainda mais motivos para participar da festa, nós elencamos cinco. Olha só:

1. Gastronomia está com ainda mais opções

A anfitriã da festa é sem dúvidas a tradicional gastronomia alemã. Além de novidades como lanches vegetarianos e especializados para quem tem intolerância à lactose e glúten, os visitantes não podem deixar de conferir as opções típicas do GrillHaus (casa das carnes) ou da Vila Pomerana (com seu spätzel, linguiças e até wafer). Os restaurantes oferecerão opções na modalidades buffet ou a la carte, além de lanches e petiscos. Quatro cervejarias locais serão o refresco da festa: Schorstein, Opa Bier, Wunder Bier e Borck.

Costelinha de porco ao molho, batata rústica e cerveja stout. Segura esse trio! Foto: Ricardo Daniel Treis

Costelinha de porco ao molho, batata rústica e cerveja stout… Segura esse trio! Foto: Ricardo Daniel Treis

2. Concurso de delícias da tradição alemã

Ainda falando de sabores, o evento vai contar com uma competição que celebrará a riqueza dos sabores da tradição. Todas as noites, no Pavilhão Cultural, pães, cucas, geleias e muitas outras estrelas da gastronomia germânica serão preparadas pelos moradores de Pomerode especialmente para os visitantes. Como perder?

3. Feira Comercial, Industrial e Artesanal

Registro da Feira em 2012. (Foto: Jaime Batista da Silva)

Registro da Feira em 2012. (Foto: Jaime Batista da Silva)

Além da boa culinária, os visitantes podem ir às compras. A feira promovida pela ACIP (Associação Empresarial de Pomerode) sempre vem carregada de mimos, coisas gostosas e também uns produtos lindos para decoração ou presentear alguém querido. Nela é possível conhecer a produção local e adquirir artigos produzidos em Pomerode e região.

4. Desfile do Fackelzug & Küchenmarsch

Ao anoitecer, o pátio do Parque de Eventos ganha uma atração especial: a passagem do “Fackelzug” ou “Desfile de Tochas”. Já a “Küchenmarsch” ou “dança das cozinheiras” é uma prática tradicional das festas de casamento. Nela, as pessoas envolvidas na preparação da recepção, promovem uma dança especial após o jantar, em homenagem aos noivos. Não deixe de conferir nos dias 13, 16, 18 e 20 às 21h.

5. Encontro de Tocadores de Bandoneon

Esta é a segunda edição do encontro, mas muita gente ainda não sabe de sua existência. No dia 21, das 13h às 17h, o Pavilhão Cultural vai ecoar as melodias de músicos que, através do bandoneon, valorizam as tradições e a preservação cultural. Imperdível!

Assista ao vídeo e veja um pouquinho do que vai encontrar por lá:

Ingressos:
De domingo a quinta-feira a entrada custará R$ 10. Já sextas e sábados, o valor é R$ 20. Nos dias 16 e 17 a entrada é gratuita. O mesmo ocorre no dia 22 de janeiro, com gratuidade após às 17h. E quem for de traje típico completo em qualquer uma das noites ou dias da festa tem acesso liberado.

Veja o regulamento dos trajes:
– Traje masculino: o traje masculino é composto por camisa de tecido nas cores lisas em tons claros ou xadrez, com colarinho, podendo ser com botões ou cadarço; calça social preta com colete ou paletó, bermuda com suspensório fixo ou preso com botões; polaina ou meião branco, bege ou das cores do traje e sapato na cor escura ou botina combinando com o traje. O chapéu típico é de uso opcional.

– Traje feminino: Vestidos ou saias de comprimento longo ou até a altura do joelho. Blusas de tecido nas cores lisas ou xadrez, sem deixar o ventre à mostra. Avental é de uso opcional, mas quando usado, deve ser em tons combinando com o traje. Sapatos ou sapatilhas fechados, em cores lisas ou botinas que combinem com o traje. Chapéu, tiara, meião e bolsa típica são opcionais.

DESCARACTERIZAM O TRAJE TÍPICO
– Masculino: uso de tênis, camiseta de malha, camisa pólo, calça ou bermuda jeans, calçado aberto, óculos escuro, boné, meia de futebol, suspensórios com prendedores (jacarés).

– Feminino: camiseta de malha, regata, camisa pólo, saia ou vestido acima do joelho, tênis, botas, botinas estilo treking, sneakers, sandálias, sapatilha aberta, calçados estampados, óculos escuro, bolsa grande.

Quer ficar pela cidade? Moradores alugam quartos!

Para dar um apoio à rede hoteleira e permitir uma imersão completa na cultura local, alguns moradores de Pomerode alugam quartos para os visitantes em suas próprias casas. A lista com as opções pode ser encontrada no Portal Turístico de Pomerode, na entrada da cidade ou neste link. Mas é melhor correr, porque um passarinho azul nos disse que as vagas estão se esgotando. 😉