Durante dez dias, a cidade de Pomerode vai reunir toda riqueza da cultura alemã, celebrada em meio a muita música, dança, chope, gastronomia e diversão para todas as idades. Nesta quinta-feira (12), começa a 34ª edição da Festa Pomerana. A abertura está marcada para as 20h, no Pavilhão de Eventos da cidade.
Quem for visitar a festa vai encontrar muitas novidades, entre elas o próprio pavilhão, que será temático e receberá a instalação de casinhas, formando uma vila alemã. Além disso, a gastronomia vai atender todos os públicos, com a venda de lanches vegetarianos e especializados para quem tem intolerância à lactose e glúten. E para as crianças vai ter um parque de diversões.
Foto: Daniel Zimmermann/divulgação
Foto: Daniel Zimmermann/divulgação
O evento ainda traz uma nova categoria para o Concurso de Delícias da Tradição Alemã, na qual vai eleger a melhor cerveja caseira. Clique aqui para ver a programação completa.
Mas se você quer ainda mais motivos para participar da festa, nós elencamos cinco. Olha só:

1. Gastronomia está com ainda mais opções

A anfitriã da festa é sem dúvidas a tradicional gastronomia alemã. Além de novidades como lanches vegetarianos e especializados para quem tem intolerância à lactose e glúten, os visitantes não podem deixar de conferir as opções típicas do GrillHaus (casa das carnes) ou da Vila Pomerana (com seu spätzel, linguiças e até wafer). Os restaurantes oferecerão opções na modalidades buffet ou a la carte, além de lanches e petiscos. Quatro cervejarias locais serão o refresco da festa: Schorstein, Opa Bier, Wunder Bier e Borck.
Costelinha de porco ao molho, batata rústica e cerveja stout. Segura esse trio! Foto: Ricardo Daniel Treis
Costelinha de porco ao molho, batata rústica e cerveja stout... Segura esse trio! Foto: Ricardo Daniel Treis

2. Concurso de delícias da tradição alemã

Ainda falando de sabores, o evento vai contar com uma competição que celebrará a riqueza dos sabores da tradição. Todas as noites, no Pavilhão Cultural, pães, cucas, geleias e muitas outras estrelas da gastronomia germânica serão preparadas pelos moradores de Pomerode especialmente para os visitantes. Como perder?

3. Feira Comercial, Industrial e Artesanal

Registro da Feira em 2012. (Foto: Jaime Batista da Silva)
Registro da Feira em 2012. (Foto: Jaime Batista da Silva)
Além da boa culinária, os visitantes podem ir às compras. A feira promovida pela ACIP (Associação Empresarial de Pomerode) sempre vem carregada de mimos, coisas gostosas e também uns produtos lindos para decoração ou presentear alguém querido. Nela é possível conhecer a produção local e adquirir artigos produzidos em Pomerode e região.

4. Desfile do Fackelzug & Küchenmarsch

Ao anoitecer, o pátio do Parque de Eventos ganha uma atração especial: a passagem do “Fackelzug” ou “Desfile de Tochas”. Já a “Küchenmarsch” ou “dança das cozinheiras” é uma prática tradicional das festas de casamento. Nela, as pessoas envolvidas na preparação da recepção, promovem uma dança especial após o jantar, em homenagem aos noivos. Não deixe de conferir nos dias 13, 16, 18 e 20 às 21h.

5. Encontro de Tocadores de Bandoneon

Esta é a segunda edição do encontro, mas muita gente ainda não sabe de sua existência. No dia 21, das 13h às 17h, o Pavilhão Cultural vai ecoar as melodias de músicos que, através do bandoneon, valorizam as tradições e a preservação cultural. Imperdível!
Assista ao vídeo e veja um pouquinho do que vai encontrar por lá:
-
Ingressos:
De domingo a quinta-feira a entrada custará R$ 10. Já sextas e sábados, o valor é R$ 20. Nos dias 16 e 17 a entrada é gratuita. O mesmo ocorre no dia 22 de janeiro, com gratuidade após às 17h. E quem for de traje típico completo em qualquer uma das noites ou dias da festa tem acesso liberado.
Veja o regulamento dos trajes:
- Traje masculino: o traje masculino é composto por camisa de tecido nas cores lisas em tons claros ou xadrez, com colarinho, podendo ser com botões ou cadarço; calça social preta com colete ou paletó, bermuda com suspensório fixo ou preso com botões; polaina ou meião branco, bege ou das cores do traje e sapato na cor escura ou botina combinando com o traje. O chapéu típico é de uso opcional.

- Traje feminino: Vestidos ou saias de comprimento longo ou até a altura do joelho. Blusas de tecido nas cores lisas ou xadrez, sem deixar o ventre à mostra. Avental é de uso opcional, mas quando usado, deve ser em tons combinando com o traje. Sapatos ou sapatilhas fechados, em cores lisas ou botinas que combinem com o traje. Chapéu, tiara, meião e bolsa típica são opcionais.

DESCARACTERIZAM O TRAJE TÍPICO

- Masculino: uso de tênis, camiseta de malha, camisa pólo, calça ou bermuda jeans, calçado aberto, óculos escuro, boné, meia de futebol, suspensórios com prendedores (jacarés).

- Feminino: camiseta de malha, regata, camisa pólo, saia ou vestido acima do joelho, tênis, botas, botinas estilo treking, sneakers, sandálias, sapatilha aberta, calçados estampados, óculos escuro, bolsa grande.

-

Quer ficar pela cidade? Moradores alugam quartos!

Para dar um apoio à rede hoteleira e permitir uma imersão completa na cultura local, alguns moradores de Pomerode alugam quartos para os visitantes em suas próprias casas. A lista com as opções pode ser encontrada no Portal Turístico de Pomerode, na entrada da cidade ou neste link. Mas é melhor correr, porque um passarinho azul nos disse que as vagas estão se esgotando. ;)