5 coisas curiosas que você provavelmente não sabia sobre Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

23/05/2017 - 15:05 - Atualizada em: 26/05/2017 - 09:32

Aqui vai uma lista de fatos sobre nossa cidade que podem te deixar bem surpreso. Dá uma espiada:

1. O monumento de uma lança homenageia o povo húngaro de Jaraguá do Sul

IMG_0836

Foto: Rafael Verch

Você já deve ter passado por ela e se perguntado o que significava, não é mesmo? Localizada na Praça dos Imigrantes (na Avenida Prefeito Waldemar Grubba), a “Lança Kobjafa” era utilizada como arma pelos antigos guerreiros húngaros. O monumento homenageia os descendentes desta etnia aqui em Jaraguá.

Leia mais: entenda o que simbolizam os monumentos que existem em Jaraguá do Sul

2. Muitos jaraguaenses ainda saboreiam a Schwarzsauer, uma sopa de sangue

20120923-C14808-Schwarzsauer

Foto: divulgação

A Schwarzsauer é um dos pratos típicos da culinária alemã que faz muito sucesso por aqui. Algumas sociedades promovem eventos só para poder degustar o prato.

Veja os ingredientes desta iguaria: miúdos de marreco, sangue, vinagre, sal, cebola e outros temperinhos especiais. A Winterfest, da Sociedade Recreativa Alvorada, é um dos eventos que servem a sopa de sangue.

Leia mais: veja os pratos raros, exóticos, deliciosos e diferentões para você comer por aqui

3. O pilar do Rio Itapocu já fez parte da única entrada da nossa cidade

capa_ponte_abdon_batista_jaragua

Quem trafega pelas ruas Jorge Czerniewicz, Adélia Fischer e Max Wilhelm e atravessam a ponte Doutor Abdon Batista para acessar o Centro, consegue visualizar um antigo pila no meio do rio.

A estrutura já foi a única porta de entrada na cidade e foi utilizada por cerca de 50 anos antes que uma nova ponte fosse construída.

Leia mais: a história por trás do pilar solitário no Rio Itapocu

4. Nossa cidade conta com um “milagrinho” no crucifixo da Matriz São Sebastião

milagrinho02

Foto: Ricardo Daniel Treis

Essa reforça nossa crença na natureza e no poder das palavras: um pequeno broto nasceu na cruz que fica localizada em frente à Matriz São Sebastião. A vegetação nasceu na letra “A” da palavra “Vida”, bonito não é?

Para a jaraguaense e aposentada, Bernadete de Souza Cunha, o fato é mesmo inusitado e merece o destaque. “Quem sabe tudo isso tem a ver com essa beleza que a natureza pode nos proporcionar”.

Leia mais: o que o pároco da São Sebastião diz sobre o “milagrinho” do crucifixo?

5. A padaria mais antiga em funcionamento de Jaraguá foi fundada no mesmo ano em que Elvis Presley estreou na TV norte-americana

direita

Foto: arquivo pessoal

A Benthien é a padaria mais antiga de Jaraguá do Sul em funcionamento. Fundada em 1955, a panificadora está operando há 62 anos e até hoje serve deliciosas opções de cucas e pães.

No mesmo ano, o cantor Elvis Presley performou pela primeira vez na televisão norte-americana. Apesar de existirem áudios desta apresentação, não existem gravações em vídeo.

Leia mais: conheça a história da padaria jaraguaense que aceitava animais para o pagamento de contas

—–

Essas curiosidades são apenas algumas das muitas que tornam Jaraguá do Sul um lugar encantador e repleto de história. Logo a gente traz outra lista dessas pra você, é só ficar ligado!