Foto: Amigo de Viagem
Foto: Amigo de Viagem

Quando falamos em frio, logo pensamos em neve, não é mesmo? Por isso, decidimos fazer essa pequena lista de lugares onde é mais provável ver neve em Santa Catarina.

Para nevar, é preciso um frio intenso e uma alta umidade relativa do ar. Essas condições devem estar assim a 4 mil metros de altitude também.

Os lugares onde há mais probabilidade de nevar são as cidades mais altas, do planalto sul ao planalto norte de Santa Catarina. Com maior possibilidade nas do sul.

No entanto, neste mês, uma massa de ar polar que deve trazer neve para o estado, não apenas nas regiões onde costuma-se ver este fenômeno.

 

 

De acordo com a MetSul Meteorologia, o evento deve ser histórico. Uma bolha de ar antártico avançará pela Argentina e vai atingir o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.

As projeções feitas pela empresa de meteorologia indicam que pode nevar de forma abrangente e em locais não testemunham o fenômeno há décadas.

Outro evento que deve ocorrer é a chuva congelada, mesmo em locais no nível do mar. A previsão é de que a atmosfera estará extremamente resfriada. De acordo com a meteorologia, este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC.

Confira quais são as cinco cidades catarinenses com a maior chance de nevar durante o inverno.

1. São Joaquim

São Joaquim é um município localizado no Planalto Serrano a 1.360 metros de altitude. Considerada uma das cidades mais frias do Brasil, São Joaquim tem vários pontos turísticos legais para curtir o inverno.

As vinícolas pra curtir o frio tomando um vinho e a praça João Ribeiro, estão entre os pontos turísticos da cidade, sem contar na Igreja Matriz que tem uma bela arquitetura!

Quando a pista congela, fica difícil dirigir no local | Foto: Pinterest

2. Urupema

Também considerada uma das cidades mais frias do país e vizinha de São Joaquim, o município de Urupema tem muitas belezas naturais, por exemplo, o Morro das Torres e a cascata que congela.

A localização da cidade favorece para que tenha neve | Foto: Portal da Cidade Urupema

3. Urubici

O município catarinense localizado a 950 metros de altitude, no Vale do Rio Canoas é considerado a Terra das Hortaliças.

Também é muito conhecida por suas belezas naturais, como a Cachoeira do Avencal, o Morro do Campestre, a Cascata Véu da Noive, entre outros.

Esta cidade se destaca pelo cultivo de maça, erva-doce e chimarrão | Foto Divulgação

4. Bom Jardim da Serra

Também considerada uma das cidades mais frias do Brasil, Bom Jardim da Serra se localiza a 1.245 metros de altitude e tem grande possibilidade de nevar durante o inverno.

O município também conta com várias belezas naturais como o Cânion das Laranjeiras e o tão conhecido mirante da Serra do Rio do Rastro.

A cidade tem descendência de portugueses, italianos e espanhóis | Foto: Amigo de Viagem

5. Lages

Localizada na região serrana do estado, Lages tem altitude média de 884 metros.

O Parque Jonas Ramos e a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, que é uma bela obra arquitetônica, são alguns principais pontos turísticos da cidade.

Lages é conhecida como a Capital Nacional do Turismo Rural | Foto: Portal NotiSerra SC

Estes lugares tão bonitos e cheios de beleza nos mostram que não é preciso ir muito longe pra curtir o friozinho! Agora, você já pode se programar e tirar os casacos do armário!