5 casas diferentonas que chamam a atenção em Jaraguá do Sul

Casa FY é uma das residências com arquitetura diferenciada | Foto Divulgação/PJV Arquitetura

Por: Elissandro Sutil

27/08/2020 - 09:08

O termo arquitetura se refere aos estudos e procedimentos voltados para a adaptação dos ambientes para uso do ser humano. Na prática, esta ciência precisa superar obstáculos de ordem natural, como relevo e clima, e deve atender as necessidades humanas de abrigo e proteção.

Ao longo do tempo, o conceito de arquitetura se manteve em constante transformação e revelou facetas que resultaram em construções que vão desde as pirâmides do Egito até os prédios gigantescos e ultramodernos de Dubai.

Na região, os hábitos de imigrantes como os alemães e italianos influenciaram o projeto arquitetônico da cidade. Contudo, isso não significa que as tendências da arquitetura não tenham chegado por aqui.

Pelo contrário, é cada vez mais comum avistar edificações vanguardistas em Jaraguá do Sul.

Fizemos uma lista com algumas casas com arquitetura diferenciada que chamam a atenção nas paisagens urbanas da cidade. Confira!

1. Casarão da Procópio

Este casarão já tem seu lugar na memória de Jaraguá do Sul. A o terreno foi adquirido de Oswaldo Marquardt em 1943 por Emil Burow e a construção da residência foi finalizada em 1944.

Foto Renan Reitz/OCP News

Com o falecimento de Emil, o casarão foi partilhado com os filhos Renata Burow Hufenussler e Hans Burow (1971), depois para Renata Burow Hufenussler e seu marido Dietrich em 1992.

Foto Renan Reitz/OCP News

Em 1996, a propriedade foi transferida para Monika Hufenussler, a atual dona. O local tem passado por algumas reformas de revitalização.

2. Casa Redonda

Ainda durante sua construção na década de 1970, esta casa já despontava como um marco em Jaraguá do Sul.

Foto Arquivo OCP News

Considerada ousada para a época, a residência possui arquitetura arrojada e imponente com as curvas como principal característica.

A Casa Redonda ou Casa Kohlbach foi o lar de Berta e Heinz Kohlbach, já falecidos, e hoje é tombada como patrimônio histórico de Jaraguá do Sul.

Foto Arquivo OCP News

A casa tem 1.526,80 metros quadrados que abrigam mais de 20 cômodos, comportando espaços como bar e sala de jogos. O lugar conta ainda com um jardim e piscina aquecida.

3. Casa Vitório Schiochet

Tombada como patrimônio histórico, esta edificação de tijolos à vista, possui forro em estuque e a varanda em arcos. Construída em 1922, a casa foi adquirida pela família Lunelli para garantir a preservação histórica.

Foto Evelyn Prodöhl Hansen

A residência é uma das maiores representantes das influências dos imigrantes na arquitetura de Jaraguá do Sul. Localizada no bairro Nereu Ramos, a construção integra a rota do turismo rural no município e encanta pelos detalhes mantidos ao longo do tempo.

4. Casa de vidro

Unir tecnologia e sustentabilidade é um dos grandes desafios da arquitetura moderna e foi isso que motivou a construção desta casa localizada na área central de Jaraguá do Sul.

Foto Divulgação/Lima & Lima Arquitetos

Cercada pela natureza, a residência possui vista panorâmica de 180 graus da cidade. A casa tem cerca de 400 metros quadrados e possui três pavimentos.

Foto Divulgação/Lima & Lima Arquitetos

Tudo foi pensado para interferir o mínimo possível na vegetação do entorno. A residência conta com grandes janelas que permitem desfrutar de uma vista incrível.

5. Casa FY

Localizada em um condomínio residencial no Baependi, esta casa foi pensada para equilibrar a inclinação que é percebida na lateral e nos fundos do terreno que possui quase 1,1 mil metros quadrados de área.

Foto Divulgação/PJV Arquitetura

Com um toque moderno, a arquitetura da casa, nomeada FY, faz uso de elementos brutos como o concreto a vista. A residência conta com grandes painéis de vidro.

O teto do hall de entrada e do lavabo são envidraçados, dispensando o uso de iluminação artificial durante o dia. Um deck com piso de madeira e um solário completam os diferenciais do lugar.

Esse post pede um agradecimento especial ao arquiteto Rhaleb Bakr que contribuiu com indicações. As sugestões ajudaram a direcionar o nosso conteúdo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger