5 casas diferentonas que chamam a atenção em Florianópolis

Casa azul chama atençáo em Juerê Interncional | Foto Ewaldo Willerding/OCP

Por: Ewaldo Willerding Neto

27/08/2020 - 11:08 - Atualizada em: 27/08/2020 - 11:42

Tem a mansão do ex-governador Hercílio Luz, revitalizada com investimento do jogador Tiago Silva, da Seleção Brasileira; tem a casa no alto do morro do costão da Joaquina, sonho de consumo de uma geração em Florianópolis; tem o castelinho no José Medes, que já foi desde residência à casa de acompanhantes; e tem até a casa azul em Jurerê Internacional, assinada por arquiteto de grife.

Enfim, tem de tudo um pouco! O OCP viajou no tempo e elegeu cinco casas diferentonas que chamam a atenção de moradores e turistas da Capital. Confira:

1. Casa de Hercilio Luz

Foto Divulgação

A antiga casa do ex-governador Hercilio Luz foi restaurada pela Construtora e Incorporadora Milano, com investimento do jogador Tiago Silva, da Seleção Brasileira e do PSG, e foi aberta para visitação pública em Florianópolis durante a CasaCor.

O imóvel, que é tombado pelo patrimônio histórico do estado, passou por longo período de reformas, necessário depois de anos de abandono.

Engenheiro, político, três vezes governador de Santa Catarina, Hercilio Luz teve 14 filhos e deixou um legado político. Ele empresta o nome ao aeroporto internacional de Florianópolis, ao cartão postal mais famoso do estado, a ponte Hercilio Luz, e a uma das avenidas mais charmosas da capital. Só que parte dessa história quase se perdeu no tempo.

A construtora que comprou a casa em 2013 investiu R$ 5 milhões na restauração. O espaço vai ser alugado para eventos, mas também vai ser possível agendar visitas pelos três pisos do palacete.

2. Casa do Morro da Joaquina

Foto Ewaldo Willerding/OCP

Sonho de consumo de uma geração que freqüentou a Joaquina, no tempo em que a praia do Leste da Ilha era a mais badalada da cidade, a casa localizada no alto do morro do costão pertence Valter Wanderley, uma das figuras da cidade, ex-diretor da Penitenciaria da Capital.

Essa casa já ficou no centro de vários boatos. Primeiro, o Ministério Público queria a sua demolição. Depois, de que seria vendida.

Mas nada aconteceu. Ela continua lá, com uma vista deslumbrante, mas com acesso só pela praia. Ou seja, antes de ir para casa tem que ver se não esqueceu de comprar nada…

3. Casa com praia particular em Cacupé

Foto Divulgação

Uma casa com uma praia particular E cais para iate. Ela possui oito suítes presidenciais panorâmicas com jacuzzi, garagem para barcos, garagem para 12 carros coberta, casa de hóspedes com quatro suítes e até heliponto. Tudo isso está à venda por R$ 30 milhões! E daí, quer comprar?

4. Castelinho no José Mendes

Foto Divulgação

Ela chama a atenção de quem passa pelo Bairro José Medes. Com a arquitetura que remete aos castelos medievais, ela tem vista privilegiada para a Baía Sul. Já foi residencial, sede de partido político e até casa de prostituição. Segue viva na lembrança de muitos manezinhos.

Mas sua utilidade atual e seus proprietários são tão misteriosos quanto as suas linhas medievais.

5. Casa Azul

Foto Ewaldo Willerding/OCP

A casa azul, como é conhecida em Jurerê Internacional é asssinada pelo arquiteto Ruy Ohtake. Ela tem 600 m² em Jurerê Internacional de muita criatividade, ousadia e bom gosto. A casa abusa não só das cores vibrantes, mas também das curvas – características que dominam não só nas obras de Ruy, mas também na de sua mãe, a artista Tomie Ohtake.

Decorada pela arquiteta e urbanista Roberta Zimmermann, a casa nem é a mais suntuosa do sofisticado bairro de Floripa, mas chama a atenção por sua linhas e cores.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger