5 alimentos que você não sabia que eram saudáveis

Por: Elissandro Sutil

13/08/2020 - 09:08 - Atualizada em: 13/08/2020 - 09:19

Alguns alimentos consumidos por prazer — principalmente naqueles lanchinhos não planejados — parecem arruinar o foco na alimentação saudável. Mas, na verdade, podem não fazer tão mal quanto imaginado.

“Quando se trata de determinar se um alimento é saudável ou não, há muitas coisas a considerar, incluindo o conteúdo calórico, a densidade dos nutrientes e o tipo de gordura que ele contém”, explica Lushano Forssman, especialista em treino e nutrição de Freeletics, aplicativo de exercícios físicos.

Embora existam comidas que são obviamente saudáveis, há algumas que podem surpreender positivamente com os benefícios trazidos para a saúde. Conheça cinco alimentos que não precisam ser considerados vilões:

1. Queijo

Foto Unslash

“O queijo tem má reputação devido ao seu alto teor calórico e de gordura, no entanto, é uma boa fonte de cálcio e proteínas”, conta Lushano.

Alguns queijos são mais saudáveis do que outros, por isso, a recomendação é optar por opções com menos gordura, como o feta, que está na extremidade inferior da escala de calorias e gordura, e por se tratar de um queijo de sabor forte, em pouca quantidade já satisfaz o desejo.

“Outras opções de queijos saudáveis incluem queijo de cabra, cottage, ricota e parmesão”, ilustra a especialista.

2. Pipoca

Foto Unslash

Apesar de a pipoca geralmente ser vista como um petisco pouco saudável, na verdade, ela traz alguns benefícios nutricionais, como conta Lushano.

“Em primeiro lugar, ela tem baixo teor de gordura e é rica em fibras, além disso, ela contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais, incluindo zinco, magnésio e algumas vitaminas do complexo B”.

Como acontece com qualquer alimento, a especialista em nutrição recomenda ter atenção ao tamanho recomendado nas porções e prestar muita atenção na adição de açúcar, sal ou gorduras.

3. Hambúrguer

Foto Unslash

Os hambúrgueres que não contêm uma grande quantidade de gordura — especialmente os de carne magra ou vegetarianos — são a prova de que comer bem não precisa ser chato e sem sabor.

“Hambúrgueres feitos a partir de carne magra contém ferro, vitamina B12 e proteínas, que são muito benéficos para a saúde”, conta a especialista em nutrição, que faz um alerta.

“Não se engane, adicionar muitos ingredientes extras ou consumir hambúrgueres de redes fast-food torna esta uma opção pouco saudável. Como sempre, os feitos em casa são muito melhores”.

4. Ketchup

“Apesar de ter uma quantidade razoavelmente alta de açúcar e sal, o ketchup também tem um antioxidante que combate ao câncer”, diz Lushano sobre o condimento.

Por conta do tomate, o ketchup contém licopeno, um antioxidante que apresenta indícios de redução do colesterol e aumentar a contagem de espermatozoides.

5. Manteiga

Foto Unslash

Anos atrás, a manteiga era proibida porque as pessoas a responsabilizavam pela elevação dos níveis de colesterol e entupimento das artérias.

No entanto, nos últimos anos, a manteiga voltou a cair nas graças do povo, e dessa vez, com um destaque para seus benefícios, especialmente em comparação com outros cremes muito processados.

“A manteiga é uma boa fonte de CLA, um tipo de gordura que pode reduzir o crescimento de certos tipos de câncer e também diminuir o percentual de gordura corporal”, explica a especialista.

“O segredo para uma dieta saudável é desfrutar de tudo com moderação, e o mesmo acontece com os alimentos listados acima. Se você estiver trabalhando em prol de um objetivo de saúde ou condicionamento físico, é importante prestar muita atenção à sua nutrição, mas nenhum alimento deveria ser proibido”, conclui Lushano.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul