4º Animaneco distribui ingressos gratuitos para shows em Florianópolis, Joinville e São Francisco do Sul

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

13/04/2022 - 15:04

Abram alas para os bonecos, porque eles estão chegando à Joinville, São Francisco do Sul e Florianópolis. E será com espetáculos, exposição, oficinas, debates e a magia que encanta adultos e crianças cada vez que o ANIMANECO – Festival de Teatro de Bonecos acontece.

A quarta edição do grande evento de teatro de animação de Santa Catarina acontece de 22 a 30 de abril, e os ingressos, gratuitos, já começaram a ser distribuídos.

A grandiosidade do ANIMANECO não é somente pela programação, mas também ocupar diversos espaços das três cidades, proporcionando a um número maior de pessoas o acesso aos vários estilos do teatro de animação. E diversidade é o que não falta nesta quarta edição do festival.

Foto: Divulgação

Grupos de Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e até do Chile estarão presentes com seus espetáculos, bem como grupos icônicos de Santa Catarina, caso da Cia. Mútua e da Téspis, de Itajaí, Cirquinho do Revirado (Criciúma) e Trip Teatro (Rio do Sul). Aliás, um cortejo de bonecos, saindo às 17h da Biblioteca Pública de Joinville, levará muita animação ao centro da cidade no primeiro dia do ANIMANECO. Um convite feito pelas próprias “estrelas do show” para o público prestigiar a programação.

As curiosas caixas de teatro lambe-lambe têm espaço cativo na grade e serão montadas no Mercado Público de Joinville, no dia 23, e no lounge da Fundação Cultural de São Francisco do Sul, no dia 24.

Foto: Divulgação

Duas exposições também mostrarão a variedade e o encanto que cercam o teatro de animação. Em “Bonecos do Mundo”, a mineira Conceição Rosiére apresenta títeres vindos de outros países e confeccionados com técnicas e materiais distintos. Já “Teatro Feito à Mão” é uma exposição que permite ao público interagir com as criações de Sérgio Tastaldi, um dos maiores bonequeiros do Brasil.

Mas o 4º ANIMANECO também será palco para debates e aprendizados. Cinco oficinas – que abordarão teatro lambe-lambe, jogo de silhuetas e manipulação, entre outros temas – se dividirão entre o galpão da Ajote, Teatro Juarez Machado e Cine Teatro X de Novembro. E, para fechar, o 3º Seminário de Teatro de Animação de Joinville vai acontecer entre os dias 22 e 28 no teatro do Sesc Joinville, com transmissão pelo canal do ANIMANECO no YouTube e pela plataforma Zoom. Além da discussão sobre o teatro de animação e outras mídias, o seminário contará com a tradicional abertura de malas de mestres e mestra do teatro popular de bonecos do Nordeste.

A distribuição gratuita de ingressos para os espetáculos do 4º ANIMANECO começa nesta segunda-feira, dia 11, tanto para Joinville quanto para São Francisco do Sul, e acontece pelo site www.enjoyticket.com.br. Serão disponibilizados 50% dos ingressos para reservas antecipadas e 50% serão distribuídos no dia de cada evento, uma hora antes do início da programação. Quanto às oficinas, 100% das vagas podem ser reservadas já a partir deste dia 11. A organização do festival pede que cada ingresso seja trocado por 1kg de alimento (não é obrigatório), que depois será doado ao programa Mesa Brasil SESC.

Foto: Divulgação

O projeto do 4º ANIMANECO conta com a realização da Essaé Produções e patrocínio da ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal e do Fort Atacadista por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de cultura e Governo Federal. Há parceria com o Projeto de Extensão e Grupo de Pesquisa CNPq LATA – Laboratório de Teatro de Formas Animadas, do Departamento de Artes Cênicas (CEN), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN), do Instituto de Artes (IdA), da Universidade de Brasília (UnB); Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense do Centro de Artes e Projeto de Ensino Laboratório de Animação (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Departamento de Artes Cênicas – (ART) e SECART da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).