A 40ª edição da festa mais alemã das Américas começou oficialmente nesta quarta-feira (8) em Blumenau. A cerimônia de abertura marcou não apenas o início da maior Oktoberfest da história, mas também a confirmação de que esta será a edição mais segura já realizada. Até a meia-noite, mais de 26 mil pessoas passaram pelos portões da Vila Germânica, um aumento expressivo em relação a 2024, quando o público da estreia foi de 14.891 visitantes.
O ponto alto da noite foi o tradicional ritual da sangria do primeiro barril de chope, acompanhado por autoridades, a realeza da festa e uma multidão que lotou os pavilhões em clima de alegria e confraternização.
O prefeito Egidio Ferrari celebrou o momento com entusiasmo:
“Essa será a melhor festa de todos os tempos, repleta de tecnologia, inovação e novidades. A Oktoberfest Blumenau é uma festa para a família. Um brinde à nossa história e à 40ª Oktoberfest Blumenau!”
Entre os visitantes, Cristiane Michel, de Tijucas, e Marcos Harada, de São Paulo, participaram pela quarta vez, mas pela primeira vez prestigiaram a abertura. “Estamos muito ansiosos para curtir essa festa linda”, afirmaram.
Já o secretário de Turismo, Ulysses Kreutzfeld, destacou a retomada de elementos tradicionais, como o Galegão transformado em pavilhão gastronômico e os grupos folclóricos como protagonistas. “Desejo que até o dia 26 possamos lembrar com alegria desses dias de festa, amizade e bons momentos”, disse.
O governador Jorginho Mello reforçou a importância cultural e econômica da Oktoberfest:
“Essa festa não pertence apenas a Blumenau, mas a todo o Estado. É um momento de união e de celebração das nossas raízes.”
O diretor da Ambev na Região Sul, Rafael Barelli, representando a patrocinadora oficial Spaten, exaltou a hospitalidade da cidade: “É com muito orgulho que fazemos parte dessa história. Que esta edição seja marcada por encontros, celebrações e conexões memoráveis.”