O clima está mudando, apesar do calor em alguns dias já dá para sentir o outono mais próximo. É no dia 20 de março que o outono chega. E, para antecipar a comemoração, nós separamos quatro pratos perfeitos para esta transição de clima. Dá uma olhada:

1. Uma estrela feita de laranja

Uma das estrelas dos cafés coloniais é o bolo de cenoura. Embora seja uma sobremesa extremamente comum entre os brasileiros, ela não é original de nosso país. O processo que esta sobremesa passa para ser produzida vem desde a idade média, quando o açúcar de cana ou de beterraba eram extremamente caros.

Então a população mais pobre tinha que improvisar para criar sobremesas doces, com o pouco que tinham acesso. Em nossa cultura, o bolo de cenoura veio através dos americanos, mas como sempre, demos nosso jeitinho brasileiro e transformamos a receita, deixando a massa mais airada e coberta com chocolate.

Falando em sobremesas coloniais, os cafés coloniais são muito tradicionais em Jaraguá do Sul e não deixam faltar o famoso bolo de cenoura. No Café e Cervejaria Vale Europeu, todos os domingos a casa começa a servir às 14h30, com muita variedade como tortas, strudel, pães artesanais e mais.

Onde encontrar: o Café e Cervejaria Vale Europeu fica na rua Gustavo Gumz, 477, no bairro Rio Cerro II, em Jaraguá do Sul. Telefone: 3376-0022.

2. Mudança de clima na mesa

Foto Divulgação/ Restaurante ArWeg

A partir do próximo dia 20 de março, o outono substituirá o verão com a promessa de dias mais frescos. E quando se percebe a volta do friozinho, o comportamento também muda na hora de se alimentar.

A feijoada é um dos pratos que aparecem à mesa, em dias mais frescos. Tem um sabor único e inconfundível, embora seja pouco popular durante o verão, nos dias mais amenos vale investir para matar a saudade deste prato tão único da culinária campeira.

E para quem quiser matar a saudade de uma boa feijoada, o Restaurante Arweg serve o prato todos os sábados. Além de aquecer o coração e o corpo com o sabor, a casa também serve acompanhamentos e deliciosas saladas.

Onde encontrar: o Restaurante Arweg fica na avenida Prefeito Waldemar Grubba, 2633, no bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Telefone: 3371-2132

2. Sabor e saúde 

Foto Divulgação/Anabolic Food

A gastronomia fitness vem ganhando cada vez mais notoriedade dentre o paladar dos brasileiros. Mas se alimentar de maneira saudável não quer dizer deixar o sabor de lado. A refeição precisa unir o sabor do prato com os benefícios que ele trará a saúde.

A única diferença na produção destas refeições é a troca dos ingredientes que têm um potencial nocivo à saúde, por ingrediente que trarão benefícios. Aqui em Jaraguá uma boa opção de comida saudável é o Yakisoba de frango com massa integral da Anabolic Food.

Assim como todos os produtos da empresa, este prato vem como uma forma de garantir alimentação saudável até mesmo para quem não tem tempo de comer adequadamente. São produzidas marmitas saudáveis e saborosas diariamente, em pacotes de 5, 10 ou 20 refeições de 200g, 300g ou 400g.

Onde encontrar: Faça seu pedido pelo aplicativo Aiqfome.

4. Rústico e contemporâneo 

Foto Divulgação/ Restaurante Gold Burger

Cada vez mais as hamburguerias e pubs aperfeiçoam a maneira de produzir seus próprios hambúrgueres artesanais. O objetivo é trazer o sabor e a essência rústica dos pratos caseiros para um prato extremamente contemporâneo.

Esta semana, um dos destaques do cardápio do Gold Buger é o Gold Pork Chops. Com um Burger de 180g, traz o sabor caseiro rústico, através de um bled de bisteca suína e bacon em cubos.

Combinando com este sabor característico, o lanche ainda leva abacaxi com pimenta para unir o picante com a doçura. Tudo isso envolto com um pão australiano crocante acompanhado de anéis de cebola e molho especial.

Onde encontrar: Faça seu pedido pelo aplicativo Aiqfome.