Jaraguá do Sul é uma cidade muito amada por seus moradores e costuma conquistar a todos que passam por aqui.

Afinal, são muitas as qualidades e atrativos naturais e culturais do município. Mas será que você conhece todos os fatos históricos e curiosos da cidade?

O historiador da Secretaria de Cultura Ademir Pfiffer revela algumas curiosidades sobre a cidade que você provavelmente não sabia.

1. Primeira escola ainda em atividade

A primeira escola do município continua funcionando até hoje. No bairro Rio da Luz, a escola Professora Gertrudes Steilein Milbratz terminou de ser construída em 1895, há 124 anos, e ensinou as primeiras crianças do município.

Escola Professora Gertrudes Steilein Milbratz, em 1998 | Foto Acervo Arquivo Histórico/PMJS

2. Colonização começou pelo bairro Rio da Luz

O historiador Pfiffer conta que Emil Odebrecht abriu em 1864, na região de Rio da Luz, uma ligação entre a Colônia Blumenau e a Colônia Joinville.

Foi essa ligação entre as duas colônias que veio a dar origem à colonização de Jaraguá do Sul, que começou por Rio da Luz.

3. Estação ferroviária era o “point” de Jaraguá do Sul

Outro fato marcante da história de Jaraguá do Sul foi a construção da ferrovia e estação ferroviária, de 1905 a 1910. O local era o “point” da época.

Estação Ferroviária de Jaraguá do Sul a todo vapor | Foto Acervo Arquivo Histórico/PMJS

Lá se ficava por dentro das novidades em chapéus, roupas e alimentos. Por ali também se sabia do que estava acontecendo em outros lugares, principalmente das novidades econômicas e políticas.

A ferrovia ligava, como até hoje, o litoral (São Francisco do Sul) ao Planalto Norte (Porto União).

Em 1909 a estação ficou “supermoderna” com a instalação do primeiro telégrafo, que servia de meio de comunicação entre as estações ferroviárias. O telégrafo ficava dentro de uma charmosa construção estilo enxaimel.

Estação telegráfica modernizou a estrutura | Foto Acervo Arquivo Histórico/PMJS

4. Pilotos de asa delta se arriscavam no Morro Boa Vista

Uma obra que coloriu o céu de Jaraguá do Sul foi a pista de voo livre, no Morro Boa Vista, nos anos 1980. Mas antes da pista, alguns pilotos de asa delta se arriscavam decolando da beira do penhasco. Hoje a cidade tem até empresa de destaque internacional que fabrica parapentes.

Sem pista, pilotos se arriscavam no penhasco do Morro Boa Vista | Foto Acervo Arquivo Histórico/PMJS

Pista foi construída na década de 1980 | Foto Acervo Arquivo Histórico/PMJS

Descubra a história de Jaraguá do Sul

Para saber mais sobre fatos marcantes da história de Jaraguá do Sul, visite o Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel.

O Arquivo está aberto para visitação e pesquisa de segunda-feira a à quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Podem ser pesquisados documentos antigos, jornais, vídeos, fotos. Há profissionais para orientação.

  • Endereço: Rua Walter Marquardt, 1725, Barra do Rio Molha, em frente à loja Brimadec
  • Telefones: (47) 3275-1300, 3275-1356
  • E-mail: arquivohistorico@jaraguadosul.sc.gov.br
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger