4 curiosidades sobre a 11ª Osterfest de Pomerode

A maior Osterbaum (árvore de Páscoa) do mundo está em Pomerode, com mais de 100 mil casquinhas de ovos | Foto Daniel Zimmermann

Por: OCP News Jaraguá do Sul

03/04/2019 - 16:04 - Atualizada em: 03/04/2019 - 16:11

Pomerode se transforma durante a Páscoa. Árvores com casquinhas de ovos pintados se tornam a decoração dos quintais e das ruas para a celebração cristã.

Desde o início da 11ª Osterfest, os 25 mil moradores da cidade já receberam mais de 100 mil turistas para conhecer as tradições trazidas pelos imigrantes.

O evento reúne atividades lúdicas com as crianças e outros atrativos turísticos, que podem ser aproveitados até 21 de abril, de quintas-feiras a domingos, no Centro Cultural de Pomerode. A programação ocorre das 10h às 20h, com entrada gratuita.

Pintura de bolachas

Na região, é muito comum que as avós – conhecidas como “omas” – pintem doces de Páscoa com as crianças. Confeitos de várias cores e bolachas com formatos variados estão disponíveis para essa atividade no evento. Somente nos oito primeiros dias de programação deste ano, mais de 7,2 mil bolachas foram pintadas pelo público. A atividade acontece na Casa Kyly e tem o custo de R$ 10.

Árvores de casquinhas

Um galho seco, enfeitado com casquinhas de ovos coloridos. Para quem nunca viu, pode parecer curioso. Os imigrantes alemães acreditavam que essa era a representação da Páscoa: o galho, a morte, e os ovos coloridos, a ressurreição de Cristo.

Além das Osterbaum (literalmente árvore de Páscoa em alemão) que colorem os quintais dos moradores, a Osterfest também tem a sua, reconhecida como a maior do mundo.

Desde 2017, a estrutura de Pomerode está no Guinness World Records como maior Osterbaum do mundo. Na época, foram 82 mil casquinhas naturais. Na edição de 2019, o número passa de 100 mil.

Arrecadação de casquinhas

Você deve estar se perguntando de onde vem todas essas casquinhas que compõem a árvore e a decoração da cidade. Os pomerodenses já estão pensando em 2020: desde já está aberta a arrecadação no município. Até agora, 1,8 mil dúzias já foram doadas para o evento. No total, isso soma 21,6 mil ovos.

Para doar, as casquinhas precisam estar quebradas na forma correta, com um furinho em uma das extremidades, e limpas. Além de moradores, doceiras, restaurantes e padarias entram na arrecadação para que seja possível chegar à quase 150 mil – 100 mil para a Osterbaum e outras 50 mil para ações com turistas e para o restante da decoração do evento.

Maior ovo decorado do mundo

A tradição mais conhecida e difundida nesta época em todo o mundo, o ovo de Páscoa também é protagonista da Osterfest. E não é qualquer um: o maior ovo decorado do mundo, com mais de 15 metros de altura, pode ser visitado no evento. A obra entrou para o Guinness World Records este ano e é composta de uma estrutura metálica, espuma e tecido. Toda a área foi pintada a mão.

*Com informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?