36ª Oktoberfest Blumenau investe na tecnologia para garantir segurança do público

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

03/10/2019 - 17:10 - Atualizada em: 03/10/2019 - 18:08

“Preparada para cuidar das pessoas”. Assim, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (sem partido), resumiu a estrutura montada para garantir a segurança e tranquilidade do público durante a 36ª Oktoberfest, que ocorre de 9 a 27 de outubro, no Parque Vila Germânica. Neste ano, a organização, em parceria com as empresas Minister e Intelbras, aposta em inovações tecnológicas para coibir ações criminosas e assegurar a diversão dos visitantes da maior festa alemã das Américas.

Os equipamentos que irão compor o sistema de segurança do evento foram apresentados na tarde desta quinta-feira (3). A grande novidade da edição de 2019 é a implantação de câmeras que utilizam inteligência artificial, possibilitando o reconhecimento facial e a identificação de pessoas com mandados de prisão ativos, contagem de público e leitura de placas de veículos.

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Nos acessos, pavilhões e arredores do Parque Vila Germânica está sendo montado um cinturão eletrônico para combater a violência e os crimes contra o patrimônio. O número de câmeras de monitoramento dobrou: de 60, a festa passará a contar com 120. Drones também sobrevoarão a região, e um deles permitirá a aproximação da imagem em até 30 vezes.

 

 

Durante os 19 dias, haverá ainda o aumento do efetivo policial na cidade com a vinda de agentes que atuam em outras regiões do estado. Serão 30 policiais a mais durante a semana, e 100 nos finais de semana. Segundo a Polícia Militar, a Oktoberfest envolve a quarta maior operação montada pela corporação em Santa Catarina, atrás apenas da Operação Veraneio, Réveillon e Carnaval.

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Além disso, todas as equipes da PM estarão equipadas com tablets e smartphones para acesso ao PMSC Mobile, aplicativo para gerenciamento de ocorrências, e câmeras acopladas aos coletes, registrando em áudio e vídeo a abordagem do policial junto ao cidadão.

Novidades na limpeza

Considerado um dos itens mais bem avaliados pelo público nas últimas edições da festa, o serviço de limpeza também contará com inovações. Nesta edição, a Minister, empresa licitada responsável pela segurança e limpeza do Parque Vila Germânica, disponibilizará máquinas para a higienização, desinfecção e descontaminação dos banheiros.

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Entre as novidades, destaque também para a utilização de varredeiras mecânicas tripuladas, que darão ainda mais rendimento ao serviço de limpeza das áreas externas, e de máquinas com função lava e seca, dispensando o trabalho manual no piso interno dos pavilhões.

Quer receber as notícias no WhatsApp?