32ª Schützenfest: veja a data dos eventos que antecedem a festa em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

14/02/2022 - 16:02 - Atualizada em: 14/02/2022 - 16:13

Integrantes da Comissão Central Organizadora da 32ª Schützenfest se reuniram na última sexta-feira (12), para dar andamento aos preparativos da festa, agendada para acontecer entre os dias 10 a 20 de novembro, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.

Dentre as principais definições, estão as datas do Schützenplatz, do Schützenbaum e do Sons e Sabores.

O presidente da CCO, Alcides Pavanello, lembrou que a festa está sendo preparada, mas que a realização de todos os eventos dependerá das condições sanitárias e de acordo com as regras estabelecidas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

foto: Divulgação

Schützenplatz

O evento que dará o ponta pé das comemorações da Festa dos Atiradores é o Schützenplatz (Schützen na Praça), agendado para o dia 30 de abril, das 10 às 14h, na Praça Ângelo Piazera, em frente ao Museu Histórico.

O diretor cultural da Schützenfest, Sidnei Marcelo Lopes, destaca que o objetivo do evento é levar parte das atrações da festa para a praça central da cidade. Além de promover a festa, congregar as sociedades e a comunidade num evento ao ar livre e apresentar ao público, no Calçadão central, uma tradicional Marcha de Rei e Rainha, apresentações musicais e de dança folclórica e gastronomia.

“As tradicionais ‘festplatz’ (festas na praça) são muito comuns em todo o território alemão, onde é comum as comunidades se reunirem para o congraçamento, uma boa conversa, escutar música e desfrutar da gastronomia local”, explica o diretor, acrescentando que a Schützenplatz teve seu lançamento na 31ª edição, que ocorreu em 2019.

Schützenbaum

Outro evento cultural ao ar livre nos moldes da Schützenplatz, o Schützenbaum está agendado para o dia 10 de setembro. Já tradicional no calendário da Schützenfest, o encontro tem origem nas festividades do Maibaum, realizadas na Baviera, Alemanha, onde, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.

Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Maibaum foram adaptadas, tendo como significado a “árvore dos atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização.

Foto: Divulgação

O Schützenbaum sustenta as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da ACSTVI (Associação das Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu) e das sociedades de tiro esportivo promotoras da 32ª Schützenfest, além do brasão do Município.

A concentração para o desfile ocorre em frente à estação ferroviária, com deslocamento pela Avenida Getúlio Vargas, passando pelo calçadão, até a Praça Ângelo Piazera.

Sons & Sabores

Marcado para acontecer no dia 20 de outubro, o Sons & Sabores vai apresentar à imprensa, integrantes das sociedades e convidados um pouco do vai ser a gastronomia da 32ª Schützenfest. Além da comida, o evento servirá para apresentar as variedades de chope a serem comercializados durante a festa e movimentará os profissionais da imprensa regional na tradicional competição Tiro Imprensa.

Foto: Divugação

Foto: Divulgação