30ª Winterfest acontece neste fim de semana, veja a programação!

Por: Elissandro Sutil

07/05/2018 - 14:05 - Atualizada em: 07/05/2018 - 14:47

Pelas mãos de voluntários que moram na região do bairro Rio Cerro II, a Winterfest chega a 30ª edição neste ano. Para celebrar o marco histórico, a organização vem preparando uma festa que promete ser lembrada pelas próximas gerações.

Winterfest surgiu com o objetivo de comemorar a chegada do inverno na cidade de uma maneira típica germânica | Foto Arquivo

Também conhecida como Festa de Inverno, o evento é promovido pela Sociedade Recreativa Alvorada, com sede no Rio Cerro II. Presente desde a 14ª edição, o diretor de eventos, Marcelo Prochnow, explica que a Winterfest surgiu com o objetivo de comemorar a chegada do inverno na cidade de uma maneira típica germânica.

Também conhecida como Festa de Inverno, o evento é promovido pela Sociedade Recreativa Alvorada | Foto Arquivo

Também conhecida como Festa de Inverno, o evento é promovido pela Sociedade Recreativa Alvorada | Foto Arquivo

A aposta foi certeira. Enquanto as outras festas tradicionais se concentram entre os meses de outubro e novembro, a Winterfest surge como uma alternativa para quem deseja aproveitar as delícias da culinária alemã durante o ano todo.

Uma tradição do evento também é ser realizada no fim de semana do Dia das Mães. Neste ano, ela acontece nos dias 11, 12 e 13. “É uma característica alemã gostar de celebrar. Além de ser uma forma de valorizar os sócios”, destaca. Aproximadamente sete mil pessoas devem visitar a Sociedade Alvorada nos três dias de festa.

Segundo Prochnow, a verba arrecadada com a Winterfest é utilizada para manter as atividades promovidas pela recreativa durante o ano, como aulas de capoeira, samba e outros ritmos. “É uma oportunidade da população do bairro conhecer essas práticas, já que muitos não tem como ir até a região central”, aponta o diretor de eventos.

Para a presidente da Sociedade Alvorada, Viviane Wolodasczyk, que nasceu no bairro e cresceu dentro das tradições, é um orgulho poder comandar há quatro anos a entidade. “Hoje em dia é muito mais difícil manter uma sociedade de tiro. Os sócios já não mais tão ativos e o público jovem não se interessa muito”, relata.

Desfile da Winterfest | Foto Arquivo

Viviane é uma das únicas mulheres que atuam como presidente de sociedade em Jaraguá do Sul. O interesse em abraçar essa causa, segundo ela, veio da vontade de fazer a diferença pelas tradições e comunidade local. “Eu gosto de estar presente e ajudar a melhorar as condições da sociedade”, afirma Viviane, que garante a continuidade da Winterfest pelos próximos anos.

Na organização do evento também está a moradora do Rio Cerro II, Sônia Ruediger. Ela é uma das voluntárias que está a frente dos trabalhos na cozinha, preparando os pratos típicos tão adorados pelo público. “Faço parte deste setor desde 2002. Já morava por aqui e conhecia a sociedade, depois comecei a participar das festas de rei e rainha”, conta.

As receitas, ela revela que aprendeu na prática, com as mulheres que atuavam na cozinha quando ela entrou. “Adquiri experiência, e hoje já consigo fazer tudo sozinha”, aponta. Para Sônia, a grande atração gastronômica do evento é a Schwartzauer (sopa preta).

Danças típicas fazem parte da programação | Foto Arquivo

1º Festival Jaraguaense de Cervejas de Inverno completa programação

Além das opções gastronômicas típicas alemãs conhecidas pelo público da região, a Winterfest deste ano também vai trazer algumas novidades. A principal delas é a realização do 1º Festival Jaraguaense de Cervejas de Inverno, que contará com seis marcas locais: Königs, Karsten, Maestro, Hard Bop, Stannis, Rot North e Hammer.

Quem for na Sociedade Alvorada, onde a festa acontece, ainda vai poder aproveitar o café colonial, hambúrgueres gourmet, sorvetes, batata recheada, salgados fritos, churrasco e outros pratos.

Na programação, bandas típicas, duplas sertanejas e bandas de rock animam o público. As competições de tiro, chope em metro e serrador são outras opções para os visitantes se divertirem.

Bandas típicas estão na programação | Foto Arquivo

No evento da Winterfest no Facebook, é possível encontrar todos os horários e valores da festa.  O evento acontece nos 11, 12 e 13 de maio, às 19h. A Sociedade Alvorada está localizada na rua Gustavo Gumz, bairro Rio Cerro II.