3 dicas para fazer o seu perfume favorito durar mais

Por: Elissandro Sutil

30/09/2016 - 10:09 - Atualizada em: 30/09/2016 - 10:55

Quem ama se perfumar entende a sensação se encontrar a fragrância perfeita e que combina muito bem com você. Mas apesar de pele perfumada não durar pra sempre, algumas dicas podem fazer aquele cheirinho gostoso durar ao máximo.

Detalhes como as melhores formas de armazenamento, como passar e as escolhas que você faz na hora de comprar fazem parte dessas dicas. Confira abaixo um pequeno guia para os apaixonados por perfumes:

Tipos de perfume

  • Perfume: é o que possui a maior concentração de óleos essenciais, de 15% a 20%, e dura de 12 a 20 horas. Por isso mesmo, é o mais caro de todos.
  • Eau de Parfum: tem uma concentração de 10% a 15% de óleos essenciais. É mais suave e ao mesmo tempo marcante. A sua fixação dura de 6 a 8 horas.
  • Eau de Toilette: são perfumes mais refrescantes, com uma concentração de 5% a 10% de óleos essenciais, e que duram cerca de 4 a 6 horas na pele.
  • Colônia: é o aroma mais leve e suave de todos, ideal para passar depois do banho. A sua composição conta com 3 a 5% de óleos essenciais.

Como armazenar

A maioria dos perfumes vem em frascos lindos, que mais parecem objetos de decoração. Mas, não se deixe enganar: a melhor forma de armazenar o frasco, ao contrário do que achamos, não é deixar fora da caixa ou no banheiro. Quando enfrenta variações de luz e temperatura, o cheiro do perfume pode se alterar e fazer mal à pele. Nesses casos, a vida útil se reduz para menos de um ano. A umidade do banheiro também danifica a fórmula. Então, a melhor opção é guardar seu perfume em gavetas ou armários fechados, tirando da caixa somente os que serão usados durante a semana.

Também é importante você saber que não se deve balançar ou chacoalhar os frascos, isso diminui suas qualidades. Todos eles foram modelados para ficar parados, sobre uma superfície plana, para evitar ao máximo que o líquido se movimente muito. Também é bom evitar carregá-los na bolsa.

Outra dica: mantenha desumidificadores no armário em que for armazená-lo, e limpe a caixa e o frasco com paninho seco ou levemente umedecido em álcool a cada três meses, evitando mofo, umidade e pó. Com esses cuidados, você pode fazer seu perfume durar até 15 anos! 😮

1430757939_perfumeok

Aumentando a fixação

Cada tipo de perfume tem seu tempo de fixação, mas com os cuidados a seguir é possível deixar sua pele perfumada por um tempo ainda maior. Veja:

– Ao invés de molhar a pele com o perfume, borrife-o nas partes do corpo mais quentes e pouco expostas, como punhos, atrás das orelhas, nuca, entre os seios, dobras dos joelhos e cotovelos.

– A pele precisa estar hidratada para que o perfume fixe e dure mais tempo. Para isso, escolha um hidratante com a mesma fragrância ou uma versão neutra, para evitar choques de cheiros. Isso vale também para outros itens de higiene, como sabonete e desodorante.

– Para dar um toque ainda mais especial, borrife o perfume no ar e deixe que caia sobre seus cabelos; assim, conforme você se movimenta durante o dia, espalha a fragrância por onde passar.

Agora é só seguir as dicas e sentir a diferença! 😉

Fonte: Dom7 e Tudo por Email
Foto: divulgação