3 benefícios que um banho quentinho pode te proporcionar

Por: OCP News Jaraguá do Sul

23/06/2016 - 11:06 - Atualizada em: 23/06/2016 - 11:07

No inverno, um banho quentinho se torna indispensável, e além de trazer conforto nos dias gelados, a água morna pode trazer mais benefícios ao seu corpo do que você imagina.

Porém, é importante lembrar que o banho muito quente pode ser prejudicial, podendo ressecar e desidratar a pele. Segundo a dermatologista Irene Baldi, em entrevista a Gazeta Online, a temperatura ideal do banho é a mesma do corpo, ou seja, 37°C. Mas entre 29°C e 38°C, o banho será mais relaxante e não terá efeitos adversos, desde que não se permaneça muito tempo na água.

E para desvendar os benefícios do banho quentinho, o jornal francês “Le Figaro” ouviu especialistas sobre o assunto e trouxe algumas conclusões. Confira:

Sensação de relaxamento

Até 39°C, a água aquecida oferece uma sensação de relaxamento no corpo, graças a dilatação dos vasos sanguíneos, que faz fluir melhor o sangue e o oxigênio.

Reduzir as contrações musculares

Um jato de água quente em alguma área dolorida, como as costas, pode ajudar a recuperá-la. A temperatura quente faz com que a circulação sanguínea seja ativada para levar mais oxigênio à área em questão, diminuindo as tensões.

Abertura dos poros

O calor da água, assim como vapor gerado durante o banho, faz com que nos livremos de células mortas. O resultado é a regeneração da pele. A abertura dos poros também faz com que produtos para a pele sejam absorvidos com maior eficácia.

Além disso, o site SOS Solteiros pontuou em um infográfico alguns outros benefícios de um banho com água quente e também comparou com a água fria.

agua-quente-fria-beneficios

Fontes: O Globo e Gazeta Online