Está quase na hora de Jaraguá do Sul sediar mais uma vez o Festival de Cinema Música em Foco, um evento que reúne ao longo de uma semana filmes, documentários e videoclipes, unindo audiovisual e música. O evento inicia nesta sexta-feira (19), às 20 horas, no Sesc, e segue até o dia 28 com exibições em diversos pontos da cidade.
Ao todo foram selecionadas mais de 50 obras (entre curtas, médias e longas-metragens) para as sessões internas que ocorrerão no Sesc, CEU das Artes, CAI (Centro de Artes Integradas), Casa da Música e na Associação Assistencial de Idosos Lar das Flores.

Foto: Divulgação
Além dessas, serão exibidos cerca de 60 videoclipes nas sessões externas, as quais acontecerão em espaços públicos como a Praça Ângelo Piazera, o CEU das Artes, o Parque da Inovação, o Parque da Arena, o Sesc e a Via Verde. O festival deste ano ainda vai ampliar as apresentações, levando quatro sessões de cinema para o ECA (Espaço Cultural Alternativo), em Guaramirim.
“Tivemos inscrições de 84 países além do Brasil, então já podemos considerar este um festival internacional na cidade”, destaca o diretor da curadoria Thiago Barba.
Além da diversidade de países participantes, a edição deste ano possui como diferencial o troféu “Formatinho”. Por meio dessa premiação será escolhido um curta-metragem que será destinado à distribuidora Formatinho, no Rio Grande do Sul, e que irá apoiar a obra com distribuição para canais de streaming e TV de forma gratuita por um ano.
“Já tivemos um curta nosso distribuído pela Formatinho e quando escrevemos o projeto do segundo festival, surgiu a ideia de chamar o pessoal da Formatinho para fazer parte da curadoria e eles deram a ideia de criar essa premiação, o que será muito bem vinda, pois sabemos a dificuldade que é para realizar a distribuição de curtas-metragens”, conta a diretora de arte do festival, Lu Antunes.
O festival terá entrada gratuita em todas as sessões que serão realizadas em diversos pontos da cidade, como o CEU das Artes, entre outros. “Teremos também as sessões itinerantes, onde levaremos um projetor para locais abertos, como a Via Verde e o Parque da Inovação”, lembra.
Ele deixa um convite especial para a abertura do dia 19, porque a exibição dos videoclipes é voltada ao público infantil, mas promete atingir toda a família por se tratar de músicas antigas interpretadas por bonecos. “É uma banda formada só por bonecos e que cuja formação é composta por jaraguaenses”, observa.
O 2º Festival de Cinema Música em Foco é uma proposta da Associação Coletiva Nômade e executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc e conta também com o apoio da Prefeitura de Jaraguá, Secel, CEU das Artes, CAI (Centro de Artes Integradas) e Sesc.
A abertura está programada para as 20 horas do dia 19 de setembro, no anfiteatro do Sesc e o encerramento com a premiação dos vencedores será dia 28 de setembro, também às 20 horas, no CAI. A programação completa pode ser acessada no site www.festivalmusicaemfoco.

Foto: Divulgação
Participação especial
A abertura do evento contará com participações especiais. A primeira delas do boneco “Armando”, um tatu que faz parte da banda de bonecos “Música Popular Bonequeira”, que contará com a exibição dos sete videoclipes já na abertura do festival. Os videoclipes farão parte da abertura como convidados.
Também irá se apresentar nesse dia a dupla Asis Soares e Candy Bellotto. Eles cantam as músicas de abertura e encerramento do longa-metragem “Juvenal e o Dragão”, que foi selecionado para o festival e será exibido na sessão do dia 23 de setembro, pela manhã, em Guaramirim.