2ª Festival de Cinema de Jaraguá encerra neste sábado (18) com atrações gratuitas

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Leonardo Koch

18/05/2019 - 15:05 - Atualizada em: 18/05/2019 - 15:49

O 2ª Festival de Cinema de Jaraguá do Sul tem seu último dia de realização neste sábado (18), no pequeno teatro da Sociedade Cultura Artística (SCAR), em Jaraguá do Sul. Até o final do evento,  20 curtas-metragens serão exibidos e avaliados por uma Comissão Organizadora.

Entre os filmes competitivos que podem ser assistidos hoje, estão “Nós montanhas”, “Infinito enquanto dure“, “Tormento em 3 atos” e ” “Deus e o cachorro” As obras inscritas no festival foram produzidas em diferentes cidades brasileiras e até mesmo, em Jaraguá do Sul. Ao total 75 filmes vão ser exibidos deste o primeiro dia de evento que ocorreu na ultima quinta-feira (16).

As produções iniciaram no inicio da manhã, por volta das 8h30, e encerram às 19:45 horas com a premiação dos filmes selecionados.

Mesa redonda

Uma produção mais reduzida, a falta de incentivo, um set de filmagem improvisado e poucos recursos para execução de um longa. Estas são algumas das características de quem vive a dificuldade diária de se produzir cinema independente no Brasil.

Sem apoio de grandes indústrias cinematográficas, produtores e diretores trabalham em ritmo intenso para se colocar no mercado e exibir suas obras em festivais e mostras de arte.

De acordo com o idealizador do evento,Isaac Huna, a partir das 15h45 até as 19 horas vai haver uma mesa redonda com os cineastas independentes que participaram da primeira edição do festival. ” Vai ser abordado o trabalho e as dificuldades da indústria independente fora do eixo Rio-São Paulo”, explica.

Para o produtor Müller Barone, que participou do festival em 2018 com o filme “Bid”, o evento é importante para incentivar a cultura no município e fazer com que as pessoas se interessem pelo audiovisual independente. ” O cinema brasileiro é forte se for dada a devida atenção para ele”, ressalta.

programação é gratuita e está aberta para produtores, estudantes, profissionais, amadores e toda a comunidade.

Confira os diretores presentes na mesa redonda

Glauco Wiltenburg, de Navegantes/SC  | Diretor do filme: A menina que construía barcos

Alex Pizano, de Boa Vista – Rio Grande do Sul Diretor de ” Cavalgada dos Justos “.

Elder Fraga , diretor do filme ” SP: Crônicas de uma cidade real” de São Paulo

  • Tomires Ribeiro, de São Paulo. | Diretor de fotografia e produtor do filme : Duas Cerejas. Direção Rafael Almeida
  • Müller Barone / produtor do filme  “BID” . Brasil /EUA | Direção : Raphael Bittencourt

Quer receber as notícias no WhatsApp?