25 alimentos tóxicos para cães

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/01/2016 - 17:01 - Atualizada em: 22/01/2016 - 17:06

O que posso dar para o meu cachorro comer?” – Muitos já se fizeram essa pergunta. Parece ser fácil de responder, mas na verdade não é tão fácil assim. Os cães se alimentam de forma diferente e seu organismo funciona diferente dos seres humanos. Não é porque podemos comer algo que não nos faz mal que um cão também pode. Então é bom a gente aprender o que pode fazer mal antes de oferecer para o cão.

As comidas a seguir mostraram-se ser TÓXICAS para os cães. A quantidade suficiente pra fazer mal ao cão vai depender normalmente do tamanho do cão e de quanto ele ingeriu. Como fica difícil prever se seu cão é resistente ou não, a dica é: não dê esses alimentos ao seu cachorro.

Comidas proibidas para cachorros

Abacate

O abacate tem uma substância chamada Persin. Para os humanos, tudo bem, mas é altamente tóxico para os animais, inclusive para os cães. Seu cachorro pode vomitar e ter diarreia apenas com uma pequena quantidade. Se você tiver plantação de abacate no quintal ou terreno, tenha muito cuidado. Uma dica é fazer uma cerca em volta dos pés de abacate.

Álcool

Cães jamais devem beber álcool: cerveja, vinho, vodka, qualquer um. O álcool prejudica o cão assim como os humanos, mas os danos são muito maiores. Apenas um pouco pode causar vômitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade pra respirar, coma e morte.

Cebola e alho

A cebola e o alho contêm uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que altera a hemoglobina, provocando a destruição de glóbulos vermelhos e causando anemia, icterícia e sangue na urina. Se não for tratado, pode ser fatal. Se for diagnosticado a tempo, essa intoxicação pode ser revertida com transfusão de sangue. Na dúvida, proteja a saúde do seu amigo e não dê.

Café, chá, cafeína e outros

A cafeína em alta quantidade é tóxica para os cães. A cafeína costuma ser tóxica acima de 63mg por quilo de peso do cão.

Uvas e passas

Existem alguns casos reportados de cães que sofreram reações tóxicas ou morreram depois de ingerirem uma grande quantidade de uva ou uva-passa. A substância que causa essa intoxicação não foi identificada, mas causa um problema renal no cão.

Leite e derivados

O leite ou seus derivados (queijos, sorvete, etc) pode fazer muito mal para o cachorro, provocando vômitos, diarreia e alergias de pele. Algumas pessoas dão iogurte natural sem açúcar pro cachorro, mas converse com seu veterinário antes.

Macadâmia

Raramente fatal, a ingestão de macadâmias pode causar sérios sintomas, incluindo vômito, tremores, dores abdominais, confusão mental e problema nas juntas.

Doces

Doces, balas, pães, pasta de dentes e alguns produtos diet são adoçados com xilitol. Essa substância pode causar um aumento na insulina que circula no corpo do cachorro. Isso pode diminuir o açúcar do sangue e levar à insuficiência hepática (problemas renais). Sintomas iniciais: vômito, letargia, perda da coordenação. Podem ocorrer também convulsões.

Fonte: Tudo para Cachorros