1º Festival de Violão de Jaraguá do Sul segue durante o fim de semana com grandes nomes da música brasileira

Foto: Eduardo Montecino/OCPNews

Por: Leonardo Koch

03/08/2019 - 05:08 - Atualizada em: 04/08/2019 - 11:35

Jaraguá do Sul voltou a respirar música nesta sexta-feira (2) com o lançamento do 1º Festival de Violão, que traz para o município os melhores violonistas do país. O evento segue até domingo (4) com workshops e apresentações culturais de repertório diversificado. A entrada para o público é gratuita.

Ao longo dos três dias, Daniel Sá, Marco Pereira, e Ricardo Pauletti, nomes de destaque nacional quando o assunto é violão, mostrarão seus talentos aos apaixonados pelo instrumento. No primeiro dia de programação, o violonista Daniel Sá abriu o evento seu estilo musical próprio.

Natural de Porto Alegre, Daniel teve o primeiro contato com o violão aos 8 anos por influência do pai, que lhe ensinou as primeiras melodias com o instrumento. Atualmente, o artista trabalha em conjunto com o acordeonista Renato Borghetti, artista brasileiro com sólida carreira internacional.

1º Festival de Violão vai contar um grande repertórios e musicas brasileiras | Foto Eduardo Montecino/OCPNews

Na avaliação do artista, um músico precisa de originalidade e garante que este é a marca registrada de seu repertório. Daniel salienta que o público ouviu canções de sua autoria e um compilado de músicas conhecidas e arranjos instrumentais que passam até mesmo pelos clássicos de Tom Jobim.

Antes de Daniel subir ao palco, o jaraguaense Sérgio Leone se apresentou com seu violão e toda a influência do choro que faz parte de sua carreira.

Programação do fim de semana

No sábado (3), é a vez de Josias Pimentel e Ricardo Pauletti mostrarem as melhores melodias de violão aos jaraguaenses. Para encerrar o evento em grande estilo, no domingo (4), o paulista Marco Pereira se apresenta abordando ritmos brasileiros variados que passam pelo maracatu, samba e bossa nova.

“O público poderá conhecer o que há de melhor do violão na atualidade com canções da música brasileira instrumental e com grande foco também na região Sul”, explica o diretor artístico do evento, Enéias Raasch.

Na avaliação da secretaria de esporte, cultura e lazer, Natália Lucia Petry, Jaraguá do Sul possui uma forte tradição de promover grandes festivais culturais.

“Temos o Femusc, um dos principais eventos de música erudita no país, e, agora, queremos fazer com que o festival de violão também entre no calendário tradicional do nosso município”, comemora.

Além dos shows, os três músicos também realizam workshops para alunos iniciantes, intermediários e de nível avançado.

Confira a programação

Sábado, 3 de agosto

  • 9h30 às 11h30 – Ritmos do Sul com Daniel Sá;
  • 13h30 às 15h30 – Harmonia com Marco Pereira;
  • 16h às 17h30 – Práticas em conjunto com Ricardo Pauletti;
  • 20h – Show com Ricardo Pauletti.

Domingo, 4 de agosto

  • 20h Darlon Mateus de Souza;
  • 20h30 Marco Pereira solo.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger