A organização do 1º Festival de Cerveja de Jaraguá do Sul deve divulgar nos próximos dias os números do Festival de Cerveja de Jaraguá do Sul que aconteceu de quinta-feira (20) a sábado, no Parque de Eventos. O evento foi realizado pelo Núcleo de Cervejarias da Acijs com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Os organizadores já consideram um sucesso esta primeira edição que reuniu oito cervejarias que comercializaram mais de 40 sabores de cervejas.

Segundo o coordenador do Núcleo de Cervejarias da Acijs, Rodrigo Boscaini, também integrante da comissão organizadora do evento, foi atingido o objetivo de divulgar a cerveja de Jaraguá ao atrair um grande público, principalmente sexta e sábado (21 e 22). Com abertura na última quinta (20), o festival foi realizado no Parque Municipal de Eventos, com o apoio da prefeitura jaraguaense, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedein). Reuniu oito cervejarias, que comercializaram mais de 40 sabores de cervejas.

Também o diretor municipal de Turismo (setor vinculado à Sedein), Marcelo Nasato, considera que o Festival de Cerveja alcançou seu objetivo. “Percebemos que o público entendeu o motivo do evento e a gente pode ver a grande movimentação nos estandes das cervejarias, com o pessoal fazendo bastante degustação”, relata, explicando que o visitante podia pedir apenas uma dose, sem necessidade de comprar um copo cheio. “Desta forma, ele teve a oportunidade de experimentar diversos estilos e optar por aquele que mais agradasse o seu paladar”, acrescenta.

Nasato diz que fevereiro – instituído por lei como Mês da Cerveja de Jaraguá do Sul – foi escolhido para realizar o Festival com o objetivo de atrair um público que está em férias passeando pelo litoral catarinense. A ideia é oferecer aos visitantes uma alternativa à praia, para que também possam conhecer o festival e outros atrativos da cidade.

“Queremos fortalecer cada vez mais esse evento para que tenha abrangência estadual e nacional”, planeja, argumentando ter percebido que a primeira edição “deixou um gostinho de quero mais”.

Para ele, o evento deve crescer no próximo ano. “Sempre com o apoio da prefeitura, a gente tem o intuito de estar fomentando mais essa atividade no nosso município, que são das cervejarias artesanais; é uma prática que vem somar ao município e ao turismo, ao desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destaca Marcelo Nasato.

SELO

O fomento da atividade cervejeira no município passa também pela instituição do selo Cerveja de Jaraguá do Sul a ser utilizado exclusivamente por cervejarias da cidade em sues rótulos e materiais gráficos. Para conquistar o selo, as cervejarias devem passar por um critério de avaliação.

“O intuito não é classificar qual a melhor cerveja, mas certificar se sua produção utiliza um processo sustentável, se é ecologicamente correta, se a cervejaria é aberta à visitação – que é um dos nossos interesses turísticos nesse meio –, além da capacitação dos colaboradores, por exemplo”, enumera Nasato.

Segundo ele, a exigência desses critérios para a obtenção do selo incentiva as cervejarias a buscar cada vez mais aprimoramento de seus processos.

Apresentado no primeiro dia do Festival de Cerveja, o selo resultou do Concurso de Escolha da Logomarca do “Selo da Cerveja de Jaraguá do Sul” promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que recebeu inscrições de 29 propostas apresentadas por 24 proponentes.

Desse total, nove trabalhos foram desclassificados por não atenderem aos requisitos do edital do concurso e 20 passaram para análise da comissão julgadora, que considerou os seguintes aspectos: cultura, geografia, arquitetura e desporto, relacionados à produção cervejeira da cidade. Também foram avaliados os quesitos de criatividade, originalidade, comunicabilidade e finalidade.

O concurso teve como vencedora a designer de marcas Laura Amboni Euzébio Naves.

*Informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul