Almanaque | Língua proibida e tragédia em Nereu Ramos

Por: Elissandro Sutil

28/03/2018 - 15:03

Na década de 1940, a campanha de nacionalização – conjunto de medidas tomadas durante o Estado Novo de Getúlio Vargas para diminuir a influência das comunidades de imigrantes estrangeiros no Brasil e forçar sua integração junto à população brasileira — ganhou força com a entrada do país na Segunda Guerra Mundial (1942).

Foi intensificada a repressão às nacionalidades ligadas às Potências do Eixo: alemães, italianos e japoneses, com repressão às liberdades individuais e eventual prisão daqueles que não falavam português. Um fato ocorrido na então localidade de Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, representa bem essa questão e teve desfecho trágico.

Conforme publicado no OCP de 28 de fevereiro de 1942, um imigrante, repreendido por falar alemão em um bar, envolveu-se num crime bárbaro. O lavrador Hugo W., 26 anos, de origem germânica e morador de Hansa (Corupá), já alcoolizado, teria começado a falar em seu idioma.

Censurado por Antônio M., 39 anos, casado e pai de cinco filhos, que lhe lembrou que falar em alemão era proibido, Hugo passou a discutir e se exaltar. Depois, acabou deixando o bar. No entanto, armado com um facão afiado, aguardou a saída de Antônio, que foi surpreendido por um golpe certeiro no pescoço.

A vítima, quase decapitada, ainda tentou se defender agarrando uma pedra, mas não teve forças e acabou morrendo. O autor do crime ainda lutou com os policiais antes de finalmente ser preso.

Dia 28

Em 1910, o engenheiro e aviador francês Henri Fabre se torna a primeira pessoa a pilotar um hidroavião. Licenciado em ciências, dedicou-se profundamente a estudar sobre o desenho de aeronaves. Henri Fabre morreu aos 101 anos, sendo um dos pioneiros da aviação com mais longevidade.

Gigante de Paris demolida?

Nota publicada no OCP em 1942 | Foto Arquivo/OCP

Nota publicada pelo OCP em 1942 destaca que a Torre Eiffel seria demolida a fim de que o metal fosse aproveitado. Mas, de verdade, durante a ocupação nazista em Paris, na Segunda Guerra Mundial (entre 1940 e 1944), os cabos dos elevadores da torre foram cortados e a visitação proibida ao público.

Foi também nesta época que o topo da torre foi ocupado por uma suástica nazista. Inaugurada no dia 31 de março de 1889, sendo a maior construção humana do mundo na época, a Torre Eiffel possui 324 metros de altura.